sicnot

Perfil

Rio 2016

Impedidos de sair do Brasil dois nadadores dos EUA que dizem ter sido assaltados

© Handout . / Reuters

A polícia brasileira impediu hoje o embarque dos nadadores norte-americanos Gunnar Bentz e Jack Conger no Rio de Janeiro quando estavam prestes a viajar para os EUA, no âmbito de uma investigação a um alegado assalto aos dois atletas.

"Podemos confirmar que Jack Conger e Gunnar Bentz foram retirados do voo para os Estados Unidos pelas autoridades brasileiras", disse Patrick Sandusky, porta-voz do Comité Olímpico norte-americano.

Os dois nadadores norte-americanos alegam que foram vítimas de um assalto à mão armada por homens que vestiam uniformes da polícia.

Gunnar Bentz e Jack Conger disseram que estavam com o nadorador norte-americano Ryan Lochte e o também membro da seleção norte-americana James Feigen quando foram roubados.

O Comité Olímpico Norte-americano confirmou a 14 de agosto que quatro nadadores, entre os quais Ryan Lochte, foram assaltados no Rio de Janeiro, por indivíduos armados que se fizeram passar por polícias.

O Comité Olímpico Internacional começou por negar esta ocorrência, considerando "falsas" as notícias sobre a mesma, acabando por assumir que o seu desmentido "não estava correto".

Os norte-americanos regressavam de um festa em que estiveram com o nadador brasileiro Thiago Pereira no Club France, um espaço na lagoa Rodrigo de Freitas gerido pelo Comité Olímpico Francês.

Lacunas na versão dos desportistas e o vídeo da sua chegada às instalações da Vila Olímpica horas depois do alegado assalto levaram a polícia brasileira a abrir uma investigação sobre a veracidade das suas declarações.

Uma juíza pediu hoje que lhes fossem retirados os respetivos passaportes e proibiu-os de sair do Brasil, mas Lochte e Feigen já tinham regressado aos Estados Unidos.

Lochte ganhou uma medalha de ouro na prova 4x200 metros livres e ficou em quinto lugar nos 200 metros estilos no Rio.

Bentz e Conger participaram nas eliminatórias de estilo livre nos 4x200 metros e Feigen nos 4x100 metros.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.