sicnot

Perfil

Rio 2016

COI diz que Brasil realizou "Jogos Olímpicos inesquecíveis e icónicos"

© Paul Hanna / Reuters

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, considerou este sábado que o Brasil organizou "uns Jogos Olímpicos inesquecíveis e icónicos" e que o COI voltaria a escolher o país sul-americano para os acolher.

"Sim, voltaríamos a escolher o Brasil. Estes Jogos foram inesquecíveis e icónicos, que não decorreram no interior de uma bolha, mas estiveram inseridos numa sociedade com problemas sociais e a vida da cidade seguiu o seu curso. Isso é muito bom", comentou.

Na véspera do encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio2016, Thomas Bach salientou que a competição esteve "próxima da realidade".

"Por um lado, vimos como o desporto pode ajudar a unir as pessoas, mas também compreendemos que há limitações ao poder do desporto", indicou.

Os Jogos Olímpicos do Rio2016 tiveram início a 5 de agosto e terminam no domingo.

O Rio de Janeiro foi escolhido em outubro de 2009 para cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2016 na 121.º sessão do COI - além da cidade brasileira, eram candidatas as cidades de Chicago, Tóquio e Madrid.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite