sicnot

Perfil

Rio 2016

K4 da canoagem é última grande oportunidade de segunda medalha lusa

© Murad Sezer / Reuters

O K4 1.000 composto pelos canoístas Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes é a última grande oportunidade de Portugal conquistar uma segunda medalha nos Jogos Olímpicos Rio2016, depois do bronze da judoca Telma Monteiro (-57kg).


A partir das 10:12 locais (14:12 em Lisboa), Emanuel Silva e João Ribeiro, quartos em K2, Fernando Pimenta, quinto em K1, e David Fernandes disputam a terceira final A da canoagem, precisamente na prova que fecha o programa da modalidade.

Do quarteto luso, Fernando Pimenta e Emanuel Silva, medalhas de prata em K2 1.000 metros em Londres, podem fazer história, juntando-se ao quarteto de atletas lusos que já arrebataram dois 'metais' em Jogos Olímpicos.

Os dois canoístas podem juntar-se aos fundistas Carlos Lopes (ouro em 1984 e prata em 76), Rosa Mota (ouro em 1988 e bronze em 84) e Fernanda Ribeiro (ouro em 1996 e bronze 2000) e a Luis Mena e Silva, do equestre (bronzes em 1936 e 48).

Caso consigam o título olímpico, então os quatro juntam-se a um 'olimpo' onde só estão quatro atletas: Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora, que logrou o ouro em Pequim2008, no triplo salto.

O ouro também selaria a melhor participação coletiva de sempre de Portugal nuns Jogos Olímpicos, já que, a dois dias do fim, a comitiva lusa totaliza 37 pontos, contabilizando os oito primeiros lugares (de oito para o primeiro até um para o oitavo), contra os 44 de Atens2004, o recorde.

Portugal soma uma medalha, arrebatada por Telma Monteiro, na categoria de -57 kg do judo, e nove diplomas, selados por Emanuel Silva/João Ribeiro (quartos), Fernando Pimenta, João Pereira, Marcos Freitas e a seleção de futebol (quintos), Nelson Évora, Patrícia Mamona e Ana Cabecinha (sextos) e Nelson Oliveira (sétimo).

Depois do K4 1.000 metros, a única representação lusa no penúltimo dia de provas, Portugal só tem quatro atletas em ação no domingo, na derradeira jornada, Ricardo Ribas e Rui Pedro Silva, na maratona, e Tiago Ferreira e David Rosa, no BTT.

Lusa

  • Lei existe há quatro anos mas não tem regulamentação
    2:03
  • Denúncia de maus tratos a cães no canil municipal de Elvas
    2:24

    País

    O Grupo de Intervenção e Resgate Animal denunciou nas redes sociais alegados maus tratos a animais no canil municipal de Elvas. As imagens mostram uma cadela com uma corda ao pescoço. A autarquia abriu um inquérito para averiguar o caso, suspendendo também o trabalho dos voluntários no canil.

  • Dijsselbloem mostra algum arrependimento mas recusa demitir-se
    2:40

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas escusa-se a comentar essa possibilidade. Para já, o holandês não se demite do cargo. Esta quinta-feira ouviu as críticas dos eurodeputados no Parlamento Europeu.

  • Há cada vez menos portugueses

    País

    A população em Portugal diminuiu no ano passado, pelo oitavo ano consecutivo, já que o número de mortes continua a ser superior ao de nascimentos, revelam dados hoje divulgados pelo INE.

  • Dois em cada três portugueses vivem vidas sedentárias

    País

    Com menos de hora e meia de exercício semanal, mais de dois terços dos portugueses vivem vidas sedentárias. E a maioria desvaloriza a importância da atividade física, segundo um inquérito divulgado esta quinta-feira pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

  • Primeira dama chinesa defende avanços na igualdade

    Mundo

    A primeira dama chinesa, Peng Liyuan, defendeu os avanços da China em matéria de igualdade dos géneros. Uma rara entrevista, difundida numa altura em que feministas chinesas asseguram serem controladas pela polícia face às suas campanhas.