sicnot

Perfil

Rio 2016

K4 da canoagem é última grande oportunidade de segunda medalha lusa

© Murad Sezer / Reuters

O K4 1.000 composto pelos canoístas Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes é a última grande oportunidade de Portugal conquistar uma segunda medalha nos Jogos Olímpicos Rio2016, depois do bronze da judoca Telma Monteiro (-57kg).


A partir das 10:12 locais (14:12 em Lisboa), Emanuel Silva e João Ribeiro, quartos em K2, Fernando Pimenta, quinto em K1, e David Fernandes disputam a terceira final A da canoagem, precisamente na prova que fecha o programa da modalidade.

Do quarteto luso, Fernando Pimenta e Emanuel Silva, medalhas de prata em K2 1.000 metros em Londres, podem fazer história, juntando-se ao quarteto de atletas lusos que já arrebataram dois 'metais' em Jogos Olímpicos.

Os dois canoístas podem juntar-se aos fundistas Carlos Lopes (ouro em 1984 e prata em 76), Rosa Mota (ouro em 1988 e bronze em 84) e Fernanda Ribeiro (ouro em 1996 e bronze 2000) e a Luis Mena e Silva, do equestre (bronzes em 1936 e 48).

Caso consigam o título olímpico, então os quatro juntam-se a um 'olimpo' onde só estão quatro atletas: Carlos Lopes, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro e Nelson Évora, que logrou o ouro em Pequim2008, no triplo salto.

O ouro também selaria a melhor participação coletiva de sempre de Portugal nuns Jogos Olímpicos, já que, a dois dias do fim, a comitiva lusa totaliza 37 pontos, contabilizando os oito primeiros lugares (de oito para o primeiro até um para o oitavo), contra os 44 de Atens2004, o recorde.

Portugal soma uma medalha, arrebatada por Telma Monteiro, na categoria de -57 kg do judo, e nove diplomas, selados por Emanuel Silva/João Ribeiro (quartos), Fernando Pimenta, João Pereira, Marcos Freitas e a seleção de futebol (quintos), Nelson Évora, Patrícia Mamona e Ana Cabecinha (sextos) e Nelson Oliveira (sétimo).

Depois do K4 1.000 metros, a única representação lusa no penúltimo dia de provas, Portugal só tem quatro atletas em ação no domingo, na derradeira jornada, Ricardo Ribas e Rui Pedro Silva, na maratona, e Tiago Ferreira e David Rosa, no BTT.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC