sicnot

Perfil

Rio 2016

Marcelo elogia "esforço coletivo" de atletas que conquistaram o bronze no boccia

© Ueslei Marcelino / Reuters

O Presidente da República felicitou esta terça-feira os quatro atletas portugueses que conquistaram a medalha de bronze na prova de equipas BC1/BC2 de boccia nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e elogiou o seu "esforço coletivo".

"Parabéns aos nossos atletas que conquistaram mais uma medalha de bronze. O empenho individual transformou-se em esforço coletivo que se traduz em mais uma conquista que enche de alegria o Presidente da República e todos os portugueses!", lê-se numa mensagem divulgada esta terça-feira na página da Presidência da República na Internet.

Na segunda-feira, a equipa portuguesa composta por Abílio Valente, António Marques, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira conquistou a medalha de bronze na prova de equipas BC1/BC2 de boccia, ao derrotar a Argentina por 6-2, no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

Esta foi a segunda medalha conquistada por Portugal nos Jogos Paralímpicos que decorrem no Rio de Janeiro, Brasil, depois de Luís Gonçalves ter conseguido o bronze no atletismo, na prova dos 400 metros T12 (deficiência visual).

O boccia é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, que consiste em lançar bolas tentando deixá-las o mais perto possível de uma bola alvo, e é destinada a atletas com deficiência motora - paralisia cerebral em cadeira de rodas ou doenças neuromusculares. Pode ser disputada individualmente, em pares ou por equipas, sem divisão por género.

Na modalidade, designada pelas iniciais BC, os atletas são divididos em quatro classes, numeradas de 1 a 4. As classes 1 e 2 são destinadas a atletas que jogam com a mão ou com o pé, a 3 a atletas que jogam com calhas, e a 4 a praticantes que sofrem de doenças neuromusculares.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.