sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Governo italiano decreta estado de emergência para o centro do país

O Governo italiano decretou esta quinta-feira o estado de emergência devido ao sismo registado na quarta-feira no centro de Itália e aprovou um primeiro pacote de ajudas no valor de 50 milhões de euros, anunciou o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

No final da reunião do Conselho de Ministros e em declarações aos jornalistas, Matteo Renzi manifestou a sua "profunda emoção" pelo impacto sismo, que provocou a morte a pelo menos 250 pessoas, segundo os últimos dados oficiais.

O sismo teve uma magnitude de seis graus na escala de Richter e as equipas de resgate tentam em várias localidades encontrar sobreviventes.

"Temos de pensar na reconstrução, temos uma obrigação moral com as mulheres e homens daquela comunidade", afirmou o chefe do executivo italiano, salientando que devolver a normalidade às localidades afetadas vai ser a "prioridade do Governo e do país".

O primeiro-ministro também disse que, apesar dos mortos, o número de pessoas resgatadas com vida é a "mais alta da história dos últimos terramotos, com 215 pessoas".

Lusa

  • Marido de idosa que morreu na Sertã teve de caminhar durante duas horas para pedir ajuda
    1:44

    País

    A Altice garantiu esta sexta-feira que tentou agendar, por duas vezes, a reposição da linha telefónica na casa da idosa da Sertã, que morreu na semana passada por não ter comunicações que permitissem um socorro rápido. A mulher sentiu-se mal e o marido teve de caminhar durante duas horas para conseguir chegar à casa do vizinho mais próximo e pedir ajuda.

  • "No meu bairro perguntam-me se a medalha é de ouro e dizem que ma vão roubar e vender"
    4:46
  • Como é que alguém (Rúben Semedo) com tanto pode perder tudo?
    3:05