sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Governo italiano decreta estado de emergência para o centro do país

O Governo italiano decretou esta quinta-feira o estado de emergência devido ao sismo registado na quarta-feira no centro de Itália e aprovou um primeiro pacote de ajudas no valor de 50 milhões de euros, anunciou o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

No final da reunião do Conselho de Ministros e em declarações aos jornalistas, Matteo Renzi manifestou a sua "profunda emoção" pelo impacto sismo, que provocou a morte a pelo menos 250 pessoas, segundo os últimos dados oficiais.

O sismo teve uma magnitude de seis graus na escala de Richter e as equipas de resgate tentam em várias localidades encontrar sobreviventes.

"Temos de pensar na reconstrução, temos uma obrigação moral com as mulheres e homens daquela comunidade", afirmou o chefe do executivo italiano, salientando que devolver a normalidade às localidades afetadas vai ser a "prioridade do Governo e do país".

O primeiro-ministro também disse que, apesar dos mortos, o número de pessoas resgatadas com vida é a "mais alta da história dos últimos terramotos, com 215 pessoas".

Lusa

  • Presidente do Conselho Europeu admite divergências com Trump

    Mundo

    O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, admitiu hoje que a reunião mantida em Bruxelas com o presidente norte-americano, Donald Trump, permitiu constatar pontos de concordância em várias áreas, mas também de discordância noutras, como clima, comércio e Rússia."

  • Mourinho volta a conquistar a Europa

    Liga Europa

    O Manchester United conquistou esta quarta-feira a Liga Europa pela primeira vez. Este foi o quarto título europeu para Mourinho, depois das conquistas da Taça UEFA, em 2002/03, e da Liga dos Campeões, em 2003/04 e 2009/10.

  • Mexicana vence ultramaratona a correr de sandálias e de saia

    Desporto

    Uma mexicana venceu uma ultramaratona de 50 quilómetros a correr de saia e sandálias de borracha. María Lorena Ramírez, de 22 anos, não é atleta profissional, nem recebeu treino específico para a Ultra Trail Cerro Rojo, prova que venceu, mas pertence à tribo Tarahumara, com uma longa e invulgar tradição de excelentes corredores.

    SIC

  • Marcelo diz que a Europa precisa de paixão
    2:36
  • Protestos e violência no Rio de Janeiro
    1:08