sicnot

Perfil

Sismo em Itália

Governo italiano decreta estado de emergência para o centro do país

O Governo italiano decretou esta quinta-feira o estado de emergência devido ao sismo registado na quarta-feira no centro de Itália e aprovou um primeiro pacote de ajudas no valor de 50 milhões de euros, anunciou o primeiro-ministro, Matteo Renzi.

No final da reunião do Conselho de Ministros e em declarações aos jornalistas, Matteo Renzi manifestou a sua "profunda emoção" pelo impacto sismo, que provocou a morte a pelo menos 250 pessoas, segundo os últimos dados oficiais.

O sismo teve uma magnitude de seis graus na escala de Richter e as equipas de resgate tentam em várias localidades encontrar sobreviventes.

"Temos de pensar na reconstrução, temos uma obrigação moral com as mulheres e homens daquela comunidade", afirmou o chefe do executivo italiano, salientando que devolver a normalidade às localidades afetadas vai ser a "prioridade do Governo e do país".

O primeiro-ministro também disse que, apesar dos mortos, o número de pessoas resgatadas com vida é a "mais alta da história dos últimos terramotos, com 215 pessoas".

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.