sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Nações Unidas preparam "um grande esforço" de ajuda ao Nepal

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, anunciou que a organização está a preparar "um grande esforço" de ajuda ao Nepal que hoje sofreu um grave terramoto.

© Navesh Chitrakar / Reuters

"As Nações Unidas estão a apoiar o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e está a preparar-se para organizar um grande esforço de assist~encia", assinalou Ban Ki-Moon, em comunicado.

O diplomata coreano recordou que continuam a chegar informações da devastação causada pelo sismo e que vão aumentando o número de vítimas.

Mais de mil pessoas morreram hoje no Nepal, em consequência de um terramoto de 7,8 graus na escala de Richter.

Os Estados Unidos anunciaram, entretanto, o envio de equipas de busca e salvamento e a entrega de um milhão de dólares para ajudar o país atingido pelo sismo.

A agência americana de ajuda USAID "prepara-se para enviar uma equipa de segurança e de assistência", declarou o secretário de Estado John Kerry, em comunicado.

Segundo um responsável da Casa Branca, o presidente Barack Obama continua a acompanhar a situação no Nepal.

Por seu aldo, o papa Francisco expressou a sua "solidariedade com todos os afetados" por este terramoto, tendo enviado um telegrama em seu nome pelo secretário de estado do Vaticano, 

O pontífice enviou uma mensagem de ânimo às autoridades civis e às equipas de resgate de vítimas "que continuam os seus esforços de assistência aos que foram afetados pela tragédia".


Lusa
  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.