sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Nações Unidas preparam "um grande esforço" de ajuda ao Nepal

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, anunciou que a organização está a preparar "um grande esforço" de ajuda ao Nepal que hoje sofreu um grave terramoto.

© Navesh Chitrakar / Reuters

"As Nações Unidas estão a apoiar o governo do Nepal na coordenação das operações internacionais de busca e resgate e está a preparar-se para organizar um grande esforço de assist~encia", assinalou Ban Ki-Moon, em comunicado.

O diplomata coreano recordou que continuam a chegar informações da devastação causada pelo sismo e que vão aumentando o número de vítimas.

Mais de mil pessoas morreram hoje no Nepal, em consequência de um terramoto de 7,8 graus na escala de Richter.

Os Estados Unidos anunciaram, entretanto, o envio de equipas de busca e salvamento e a entrega de um milhão de dólares para ajudar o país atingido pelo sismo.

A agência americana de ajuda USAID "prepara-se para enviar uma equipa de segurança e de assistência", declarou o secretário de Estado John Kerry, em comunicado.

Segundo um responsável da Casa Branca, o presidente Barack Obama continua a acompanhar a situação no Nepal.

Por seu aldo, o papa Francisco expressou a sua "solidariedade com todos os afetados" por este terramoto, tendo enviado um telegrama em seu nome pelo secretário de estado do Vaticano, 

O pontífice enviou uma mensagem de ânimo às autoridades civis e às equipas de resgate de vítimas "que continuam os seus esforços de assistência aos que foram afetados pela tragédia".


Lusa
  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim