sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Registadas quase 100 réplicas do sismo de sábado no Nepal

Quase cem réplicas ocorreram depois do sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter que abalou o Nepal no passado sábado, com uma intensidade que oscilou entre 4 e 6 graus, indicou hoje uma fonte oficial. 

YONHAP/ EPA

Até ao meio-dia local (07:15 de Lisboa), o Centro Nacional de Sismologia nepalês contabilizou 96 réplicas nesse intervalo de intensidade desde o sismo de sábado, além de outros dois sismos que ultrapassaram os 6 graus na escala de Richter, noticiou a agência nacional de notícias nepalesa, RSS.

O chefe do Centro, Lokbijay Adhikari, disse à RSS que ao sismo de sábado se seguiu outro de 6,6 graus, meia hora depois, no domingo ocorreu um de 6,9 na escala de Richter e, desde então, o número de réplicas foi decrescendo de intensidade.

Os últimos tremores de terra registados na madrugada de hoje foram de 4,4 e 4,9 graus.

As operações de resgate após o terramoto que atingiu o Nepal continuam dificultadas pelo mau tempo e pela falta de meios do país asiático para responder a um desastre de tal dimensão, enquanto se esgota o tempo para encontrar sobreviventes entre os escombros.

O mais recente balanço oficial de vítimas mortais, divulgado às 14:55 locais (10:10 em Lisboa), cifrou-se em 4.358 e o de feridos em 8.174, números que começam a aumentar mais lentamente, depois da rápida subida nos primeiros dias.

O sismo de sábado foi o de maior magnitude registado no Nepal nos últimos 80 anos e o pior que a região viveu numa década, desde que, em 2005, um abalo telúrico causou uma tragédia de grandes dimensões em Caxemira, com mais de 84.000 mortos.

Lusa
  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".