sicnot

Perfil

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Sismo no Nepal

Mais de 270 pessoas continuam desaparecidas após o sismo no Nepal

Mais de 270 pessoas, incluindo 80 estrangeiros, continuam desaparecidas cinco semanas após o grave sismo que sacudiu o Nepal a 25 de abril, e supõe-se que o número de mortos ronde os 8.700. 

© Navesh Chitrakar / Reuters

"Estamos a trabalhar em colaboração com as embaixadas, autoridades aeroportuárias e com as nossas equipas de intervenção rápida para encontrar os estrangeiros desaparecidos", afirmou hoje à agência EFE o superintendente da polícia nepalesa Basundhara Khadka. 

A maioria dos estrangeiros desapareceu em zonas turísticas como o Vale de Langtang, popular entre os montanhistas, e o de Manang, junto da fronteira do Tibete. 

"Os familiares tendem a comunicar os desaparecimentos, mas não avisam as autoridades quando estes aparecem", disse Basundhara Khadka, acrescentando que isso está a dificultar a contagem das vítimas mortais apesar de já ter passado um mês após a catástrofe.

"Além disso, existem 15 cadáveres que continuam por identificar", referiu o subinspetor Kamal Singh Bam, aduzindo que entre estes se encontram um estrangeiro e uma criança.

A maior parte desses corpos foram recuperados no Vale de Catmandu e dois foram trazidos do Vale de Langtang, daí as autoridades calcularem que dezenas de estrangeiros continuem desaparecidos desde o passado dia 25 abril.

"Os corpos por identificar estão na morgue do Hospital Teaching, em Catmandu", referiu ainda o subinspetor.    

"Recolhemos amostras de ADN, impressões digitais e fotografias de todos os cadáveres para proceder à sua identificação", acrescentou.  

Cinco semanas depois de um sismo de 7.8º graus ter abalado o Nepal, o maior dos últimos 80 anos, os colégios do Vale de Catmandu reabriram ontem as suas portas com uma baixa frequência e aulas a decorrer em centros temporários ou em tendas.

Lusa
  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.