sicnot

Perfil

Operação Marquês

Operação Marquês

  • O engenhoso esquema dos milhões de Sócrates
    4:26
  • Como Sócrates terá usado 12 M€ até ser preso? A explicação em 3 minutos e 29 segundos
    3:29
  • Divulgadas gravações dos interrogatórios da Operação Marquês
    6:39
  • José Sócrates na mira da justiça
    49:34

    Opinião

    Há cerca de 11 anos a comunicação social levantava suspeitas sobre a licenciatura do antigo primeiro-ministro, José Sócrates. A Edição da Noite da SIC Notícias convidou três jornalistas que em 2007 estiveram envolvidos nas reportagens que deram conta da polémica. Ricardo Dias Felner, que era na altura jornalista do Público e foi responsável pelo início da investigação. José Manuel Fernandes, atual Diretor do Observador, mas que em 2007 era diretor do Público e ainda Henrique Monteiro, que era então diretor do Expresso.

  • A relação entre Pinto Monteiro e José Sócrates
    2:35

    Operação Marquês

    Pinto Monteiro chegou a ser acusado de servir de força de bloqueio nas investigações judiciais a José Sócrates, como o Face Oculta ou o caso Freeport. Os sinais de proximidade entre o antigo Procurador-Geral da República e o ex-governante têm sido vários. Numa das mais recentes entrevistas, Pinto Monteiro chegou a dizer que admirava a personalidade de Sócrates e o estilo do ex-primeiro-ministro.

  • Costa diz que "ninguém está acima da lei" nos casos de Pinho e Sócrates
    1:10

    Operação Marquês

    O primeiro-ministro diz que é uma desonra para a democracia se se confirmarem os casos de corrupção nos membros do Governo de José Sócrates. É a primeira vez em quatro anos que António Costa fala sobre a investigação ao ex-primeiro ministro e principal figura da Operação Marquês. No entanto, a reação do chefe do Executivo só surge depois de serem conhecidas as suspeitas que recaem sobre o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, no caso EDP.