sicnot

Perfil

Operação Marquês

Operação Marquês

Operação Marquês

Defesa de Sócrates diz que decisão do tribunal é oportunidade perdida

A defesa de José Sócrates, considera a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa uma "oportunidade perdida" para a justiça. Num comunicado emitido esta terça-feira, os advogados do antigo primeiro-ministro afirmam que, ao indeferir o pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, a relação desperdiçou a hipótese de que a lei e o direito fossem finalmente respeitados no processo.

A defesa de Sócrates diz também que quando apresentou o pedido, na sequência da entrevista do juiz à SIC, já conhecia a tradição dos tribunais superiores de indeferirem este tipo de solicitações.

Os advigados consideram ainda que as declarações de Carlos Alexandre violam claramente a presunção de inocência e que o afastamento do juíz do processo, mais do que trazer vantagens para José Sócrates, seria benéfica para o Estado de Direito.

  • Avião da Qatar Airways aterrou na Base das Lajes devido a emergência médica

    País

    Três passageiros de um voo da companhia aérea Qatar Airways, que teve de aterrar este domingo na Terceira, nos Açores, foram assistidos no Hospital de Santo Espírito, naquela ilha. Fonte da Proteção Civil dos Açores disse que se tratou "de uma aterragem de emergência médica", depois de um passageiro se ter "sentido mal", após "alguma turbulência".

  • O último adeus a Fidel Castro
    1:59

    Fidel Castro 1926-2016

    O funeral de Fidel Castro realiza-se hoje em Santiago de Cuba, berço da revolução, numa cerimónia que encerra os nove dias de luto decretados após a morte do ex-Presidente a 25 de novembro, aos 90 anos.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.