sicnot

Perfil

Operação Marquês

Operação Marquês

Operação Marquês

Defesa de Sócrates diz que decisão do tribunal é oportunidade perdida

A defesa de José Sócrates, considera a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa uma "oportunidade perdida" para a justiça. Num comunicado emitido esta terça-feira, os advogados do antigo primeiro-ministro afirmam que, ao indeferir o pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, a relação desperdiçou a hipótese de que a lei e o direito fossem finalmente respeitados no processo.

A defesa de Sócrates diz também que quando apresentou o pedido, na sequência da entrevista do juiz à SIC, já conhecia a tradição dos tribunais superiores de indeferirem este tipo de solicitações.

Os advigados consideram ainda que as declarações de Carlos Alexandre violam claramente a presunção de inocência e que o afastamento do juíz do processo, mais do que trazer vantagens para José Sócrates, seria benéfica para o Estado de Direito.

  • Dono de submarino é o único suspeito da morte de jornalista sueca
    1:51

    Mundo

    A polícia dinamarquesa confirmou que o corpo decapitado encontrado junto ao mar, perto de Copenhaga, é o da jornalista sueca desaparecida há mais de 10 dias. Kim Wall estava a fazer uma reportagem sobre um submarino artesanal com o criador, que é agora o principal suspeito do crime. Parte do corpo foi encontrada na segunda-feira e identificada através de exames de ADN.