sicnot

Perfil

Operação Marquês

Operação Marquês

Operação Marquês

Defesa de Sócrates diz que decisão do tribunal é oportunidade perdida

A defesa de José Sócrates, considera a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa uma "oportunidade perdida" para a justiça. Num comunicado emitido esta terça-feira, os advogados do antigo primeiro-ministro afirmam que, ao indeferir o pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, a relação desperdiçou a hipótese de que a lei e o direito fossem finalmente respeitados no processo.

A defesa de Sócrates diz também que quando apresentou o pedido, na sequência da entrevista do juiz à SIC, já conhecia a tradição dos tribunais superiores de indeferirem este tipo de solicitações.

Os advigados consideram ainda que as declarações de Carlos Alexandre violam claramente a presunção de inocência e que o afastamento do juíz do processo, mais do que trazer vantagens para José Sócrates, seria benéfica para o Estado de Direito.

  • Presidente visita zonas afetadas pelos fogos
    2:00

    País

    Numa visita inesperada, o Presidente da República esteve esta manhã em Vouzela, um dos concelhos mais atingidos pelos incêndios. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar nos próximos dias no distrito de Viseu.

  • "Viverei com o peso na consciência até ao último dia"
    3:00
  • A fotografia que está a correr (e a impressionar) o Mundo

    Mundo

    A fotografia de uma cadela a carregar, na boca, o cadáver calcinado da cria está a comover o mundo. Entre as muitas fotografias que mostram o cenário causado pelos incêndios que devastaram a Galiza nos últimos dias, esta está a causar especial impacto. O registo é do fotógrafo Salvador Sas, da agência EFE. A imagem pode impressionar os mais sensíveis.