sicnot

Perfil

Operação Marquês

Operação Marquês

Operação Marquês

Carlos César diz ser desconfortável para portugueses envolvimento de Sócrates

MIGUEL A. LOPES

O líder da bancada parlamentar socialista considerou esta quarta-feira ser "desconfortável" para "a generalidade dos portugueses" que num processo como a Operação Marquês "esteja em causa a inocência ou a culpabilidade de um antigo primeiro-ministro", rejeitando generalizações partidárias.

No programa da TSF "Almoços Grátis", Carlos César foi questionado sobre a acusação conhecida do Ministério Público a José Sócrates pela prática de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada, na Operação Marquês.

"É evidentemente desconfortável no plano cívico, para a generalidade dos portugueses, que num processo desta natureza esteja em causa a inocência ou a culpabilidade de um antigo primeiro-ministro", considerou.

Questionado sobre o facto deste processo poder afetar o Governo, o líder da bancada parlamentar socialista foi perentório: "não me parece que haja uma mínima relação entre uma coisa e outra".

"De resto, como se devem recordar, em determinada fase deste processo, no seu início, foram tentadas explorações a esse nível, que tiveram insucesso porque uma coisa é o eventual comportamento delituoso de alguém que é membro de um partido outra coisa é a vida política portuguesa", considerou.

Para Carlos César, "o pior que poderia acontecer são as generalizações", sejam estas de "culpabilidade como de inocência".

Contactado pela agência Lusa, o líder da bancada parlamentar do PS reiterou a posição assumida na TSF e disse não ter mais nada a acrescentar.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.