sicnot

Perfil

Surto de sarampo

Surto de sarampo

Surto de sarampo

Recentes surtos de sarampo mataram 35 pessoas na Europa, uma em Portugal

Os recentes surtos de sarampo na Europa causaram 35 mortos nos últimos 12 meses, entre os quais uma morte em Portugal, tendo a mais recente vitimado um rapaz de seis anos em Itália.

Nesse país, desde junho de 2016 que se registaram 3.300 casos de sarampo e duas mortes. Outros países também registaram casos e várias mortes: 31 na Roménia, uma na Alemanha e outra em Portugal.

Para Zsuzsanna Jakab, diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, "toda a morte causada por esta doença que se pode evitar com uma vacina é uma tragédia inaceitável".

"Estamos muito preocupados com o facto de, apesar de uma vacina segura, eficaz e acessível estar disponível, o sarampo continuar a ser uma das principais causas de morte entre crianças em todo o mundo. Infelizmente, a Europa não é poupada", disse.

"Trabalhar de uma forma muito estreita com as autoridades de saúde em toda os países da Europa afetados é a nossa prioridade para controlar os surtos e manter uma alta cobertura vacinal em toda a população".

A região tem vindo a eliminar o sarampo. Um total de 37 países interrompeu a transmissão endémica, de acordo com a avaliação da Comissão Regional de Verificação para a Eliminação do Sarampo e Rubéola, com base em relatórios de 2015.

No entanto, persistem bolsas de baixa cobertura de imunização, as quais permitem que o vírus altamente contagioso se espalhe entre aqueles que optam por não vacinar, não têm acesso equitativo a vacinas ou não podem ser protegidos através da vacinação, por motivos de saúde.

Como resposta, alguns países adotaram medidas, como chegues de entrada nas escolas, de forma a aumentar as coberturas de vacinação contra esta e outras doenças.

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.