Fogo mantém quatro frentes ativas de grande intensidade
18.06.2017 10h32
O fogo que deflagrou no sábado à tarde em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, e que já vitimou 57 pessoas, mantém quatro frentes ativas de grande intensidade, disse hoje o secretário de Estado da Administração Interna.
"Não houve diminuição de intensidade, mantém-se exatamente tudo na mesma desde o último ponto de situação, com quatro frentes ativas, duas das quais com extrema violência", referiu Jorge Gomes.
O governante, que falava aos jornalistas num "briefing" realizado às 07:30 em Pedrógão Grande, junto ao posto de comando, adiantou que é aguardada a chegada de aviões 'Canadair' portugueses, espanhóis e franceses.
No entanto, Jorge Gomes alertou que os meios não podem ser todos utilizados neste incêndio por existirem mais fogos no país a que "temos de acudir neste momento".O governante indicou que as operações mobilizam neste início de manhã 687 operacionais, 224 viaturas e três máquinas de rasto.
O Governo declarou na madrugada de hoje o estado de contingência para o incêndio que deflagrou na tarde de sábado em Pedrógão Grande e que alastrou rapidamente aos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, todos no distrito de Leiria.
"O estado de contingência ativa determinados meios e permite também outras possibilidades para tudo o que se vier a desenrolar a partir daqui e também para o que já aconteceu", disse o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.
O IC8, que liga Pombal a Vila Velha do Ródão, está cortado desde sábado, e já esta manhã a Autoestrada n.º 13, que liga Tomar a Coimbra, foi também fechada ao trânsito no nó do Avelar (Ansião).
Lusa
Relacionados
-
62 mortos no incêndio em Pedrógão Grande
São já 62 as vítimas mortais contabilizadas no incêndio que deflagrou ontem em Pedrógão Grande. Há ainda 54 feridos, entre os quais 8 bombeiros feridos, quatro em estado grave. A PJ já afastou a hipótese do fogo ter tido origem criminosa. A UE acionou o Mecanismo de Proteção Civil para ajudar Portugal, tendo já sido enviados aviões de combate a incêndios.
-
PJ afasta origem criminosa de incêndio em Pedrógão Grande
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) afirmou hoje à Lusa que o incêndio que deflagrou no sábado no concelho de Pedrógão Grande teve origem numa trovoada seca, afastando qualquer indício de origem criminosa.
-
UE aciona Mecanismo de Proteção Civil para ajudar Portugal
O comissário europeu para a Ajuda Humanitária, Christos Stylianides, anunciou este domingo que a União Europeia (UE) está pronta ajudar Portugal, tendo já sido enviados aviões de combate a incêndios pelo Mecanismo de Proteção Civil europeu.
Na Homepage
- 1:39
Fim do corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos
19.04.2018 às 13h40
-
-
Banco de Portugal chamado a prestar esclarecimentos sobre resolução do BES
O Banco de Portugal vai hoje prestar esclarecimentos no Tribunal Administrativo de Lisboa sobre a resolução do BES, feita em 2014, a propósito de processos que pedem a impugnação dessa decisão, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
19.04.2018 às 9h52
- 2:11
Alunos de escola de Queijas há 3 meses sem aulas de Matemática por falta de professor
Os alunos do 9º ano da Escola Básica de Queijas, em Oeiras, estão há três meses sem aulas de Matemática por falta de professor. Os estudantes estão preocupados com a falta de preparação para os exames nacionais. A direção da escola diz que está à espera de autorização do Ministério da Educação para contratar um docente.
19.04.2018 às 13h13
- 1:17
Governo mantém proibição de caçar nas zonas ardidas até 2019
O Governo decidiu manter até ao próximo ano a proibição de caçar nas zonas florestais mais devastadas pelos grandes incêndios de outubro e de Pedrogão Grande até 2019. A proibição entra em vigor a 1 de junho e protege espécies sedentárias.
19.04.2018 às 13h38
-
Um aperto de mão "vale mais do que muitas assinaturas"
O primeiro-ministro desdramatizou a ausência de uma sessão formal de assinatura de acordos entre Governo e PSD perante os jornalistas, dando em alternativa um aperto de mão a Rui Rio para proporcionar "uma boa imagem".
18.04.2018 às 20h33
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
Miguel Díaz-Canel é hoje proclamado Presidente de Cuba
Miguel Díaz-Canel, novo Presidente de Cuba, será hoje proclamado, após votação realizada na quarta-feira na Assembleia Nacional do Poder Popular. Tem 57 anos e é o atual vice-Presidente cubano e único candidato proposto pela Comissão de Candidaturas Nacional (CCN) para encabeçar o órgão máximo de governação do país, o Conselho de Estado.
19.04.2018 às 9h30
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11
-
Morreu Willow, o último cão da raça corgi da rainha Isabel II
Willow, de 14 anos, tinha um cancro. Para evitar o sofrimento do animal de companhia, foi abatido no passado domingo no Castelo de Windsor.
19.04.2018 às 13h24