sicnot

Perfil

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Tragédia em Pedrógão Grande

Rui Moreira disponibiliza Batalhão de Sapadores do Porto para Pedrógão Grande

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, manifestou-se este domingo consternado pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande e disponibilizou os Sapadores do Porto para colaborar "no que for necessário e onde for necessário".

"Tal como já aconteceu noutras ocasiões, o dispositivo municipal do Batalhão de Sapadores do Porto encontra-se ao dispor das autoridades nacionais de Proteção Civil para colaborar no que for necessário e onde for necessário", referiu Rui Moreira num comunicado.

O incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande e alastrou aos concelhos vizinhos de Figueiró do Vinhos e Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 58 mortos e 54 feridos, de acordo com o mais recente balanço feito pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

No comunicado, Rui Moreira apresenta aos familiares das vítimas as "mais sentidas condolências".

"As perdas que esta noite ocorreram deixam-nos todos, não apenas consternados e profundamente solidários com as famílias das vítimas, mas também ao lado de todos os que, não se cansando de cumprir o corajoso e difícil dever cívico de combater o flagelo dos incêndios, se confrontam com esta insuportável tragédia humana", lê-se no comunicado do autarca portuense.

Lusa

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.