Parceiros sociais debatem Reforma das Florestas na quarta-feira

PAULO NOVAIS
10.07.2017 12h08
Os parceiros sociais reúnem-se, quarta-feira, na sede de Concertação Social, em Lisboa, para analisar os incêndios ocorridos em junho e debater a Reforma das Florestas.
De acordo com a convocatória enviada aos parceiros sociais, a que a agência Lusa teve acesso, a reunião plenária da Comissão Permanente de Concertação Social irá realizar-se pelas 9:30 e o ponto único da ordem de trabalhos é a "reforma das florestas e incêndios do passado mês de junho".
A reunião contará com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, bem como do secretário de Estado da Administração Interna.
Dois grandes incêndios começaram no dia 17 de junho em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado 64 mortos e mais de 200 feridos. Foram extintos uma semana depois.
Estes fogos terão afetado, aproximadamente, 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas. Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.
Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, estimando-se em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.
Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta.
Lusa
Relacionados
-
Quase 50 pessoas detidas este ano por suspeitas de fogo posto
Só este ano 47 pessoas foram detidas pela GNR e PJ pelo crime de incêndio florestal, anunciou hoje a ministra da Administração Interna, destacando "o aumento significativo" do número de detenções em relação a período homólogo de 2016.
-
Governo acerta reforma florestal com Bloco de Esquerda
O Governo chegou a um entendimento com o Bloco de Esquerda (BE) para acabar com a liberalização do eucalipto e integrar compulsivamente, no Banco Público de Terras, os terrenos abandonados e sem dono.
- 0:53
"Problema dos incêndios não se vai resolver com reforma florestal que acabe com o eucalipto"
Passos Coelho diz que o problema dos incêndios não se resolve com limites à plantação de eucaliptos e acusa o Governo de estar preso a um acordo que tem com o Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV). As declarações do presidente do PSD foram feitas esta noite, em Gaia, numa iniciativa sobre eleições autárquicas, organizada pela Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade.
-
Governo aprova medidas extraordinárias para apoiar concelhos afetados pelos fogos
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um conjunto de medidas de caráter extraordinário para fazer face aos danos provocados pelos dois grandes incêndios de Pedrógão Grande e de Góis, que afetaram sete municípios da região Centro do país.
-
Proteção Civil espera que reforma florestal ajude no combate aos fogos
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) considerou hoje, no parlamento, que os projetos de lei apresentados no âmbito da reforma das florestas são "benéficos para o país" e contribuem para que o combate aos incêndios seja "mais eficaz".
-
Governo diz que GNR vai ter "papel reforçado" com a reforma da floresta
A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, disse esta quarta-feira que a GNR vai ter "um papel reforçado" no âmbito da reforma das florestas, passando a fazer o "levantamento cartográfico das áreas ardidas".
Na Homepage
- 1:25
-
Benfica vence no Estoril com golo nos descontos
Um golo de Salvio nos descontos deu este sábado ao Benfica uma vitória no terreno do Estoril Praia, por 2-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga, colocando os encarnados provisoriamente na liderança.
- 1:10
Ivo Vieira acredita na permanência, Rui Vitória diz que nada está decidido
O treinador do Estoril, Ivo Vieira, continua a acreditar que os canarinhos vão garantir a permanência na Primeira Liga. Do lado do Benfica, Rui Vitória lamentou os golos desperdiçados e afirmou que o campeonato não está decidido.
21.04.2018 às 23h53
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.