sicnot

Perfil

TSU/PEC

CDS-PP admite apresentar propostas sobre TSU

NUNO FOX

O CDS-PP admite apresentar propostas próprias sobre a Taxa Social Única (TSU), sempre em função do conhecimento do texto do diploma já promulgado pelo Presidente e do texto das apreciações parlamentares, disse esta terça-feira à Lusa o líder parlamentar.

"O CDS faz depender a apresentação ou não de propostas do conhecimento dos textos, tanto do diploma como dos textos das apreciações parlamentares", afirmou o presidente da bancada centrista, Nuno Magalhães.

O líder parlamentar disse que para o CDS "é muito relevante se a fonte de financiamento é a Segurança Social ou se é o Orçamento do Estado" e também a salvaguarda das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e das pequenas e médias empresas (PME), tal como a líder afirmou hoje.
Os centristas discordam do financiamento da medida de reduzir a TSU paga pelos empregadores através da própria Segurança Social, considerando que deve ser financiada pelo Orçamento do Estado.

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, sublinhou hoje a importância de proteger e valorizar a concertação social e prometeu uma "posição construtiva e positiva" dos centristas na questão da diminuição da TSU para os empregadores.
Cristas declarou que "o CDS não é de ficar de braços cruzados" perante o "fortíssimo risco" de o acordo de concertação social não ser cumprido, porque "o Governo não criou as condições para que esse cumprimento acontecesse".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta terça-feira o decreto-lei do Governo que estabelece uma descida em 1,25 pontos percentuais da TSU paga pelos empregadores, como medida excecional de apoio ao emprego.

A descida da TSU, contudo, está em risco, porque Bloco de Esquerda e PCP prometeram requerer a sua apreciação parlamentar, para a revogar, e o PSD anunciou que, nesse caso, também votará contra a medida.

Lusa

  • Cristas e UGT não encontram "outra compensação" para descida da TSU
    1:32

    Economia

    Assunção Cristas reuniu-se esta manhã com o líder da UGT para discutir o decreto que visa a redução da TSU, já promulgado pelo Presidente da República. Apesar de em 2016 o CDS ter votado contra uma medida semelhante, a líder centrista ainda não revelou a posição do partido. Já Carlos Silva ficou mais sossegado após a reunião com Cristas e diz que "não conseguem encontrar outra compensação, não há milagres nestas coisas".

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.

  • PCP quer travar descida da TSU por ser injusta e não por estar em colisão com Governo
    0:53

    Economia

    Jerónimo de Sousa diz que a posição do PCP em relação à descida da TSU não é uma colisão com o PS. O Secretário-Geral do PCP esteve esta manhã numa arruada em Loures onde comentou a recente polémica sobre a descida da Taxa social única nas empresas que disse considerar um privilégio injusto e que é com base nisso e não em jogos políticos, que o PCP quer travar a proposta do Governo.

  • Descida da TSU em risco
    2:38

    TSU/PEC

    O PSD prepara-se para chumbar uma medida que já usou no passado, quando estava no Governo. Contudo, o partido rejeita falar em incoerência já que sempre defendeu que a descida da TSU para os patrões deve ser temporária e ter em conta outros fatores da economia. Os sociais-democratas alinham-se assim com o PCP e o BE, que também vão chumbar a medida.

  • PSD vota contra descida de TSU
    1:02

    Economia

    O PSD vai votar contra a descida da TSU prevista no acordo de concertação social sobre o salário mínimo, disse o líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro.

  • CDS lembra reservas no passado sobre TSU
    0:13

    Economia

    O CDS-PP só tomará uma posição sobre um decreto do Governo que determine a descida da Taxa Social Única (TSU) se e quando este for apresentado, mas sublinha as reservas do partido no passado sobre a matéria." À margem de uma conferência em Lisboa, Assunção Cristas assegurou que não cabe ao CDS votar ao lado do Governo.

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC