sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

UE e Ucrânia assinam memorando de entendimento para ajuda de 1,8 mil M€

A União Europeia e a Ucrânia assinaram hoje, em Riga, o memorando de entendimento referente a uma assistência financeira suplementar do bloco europeu ao seu parceiro de Leste no montante de 1,8 mil milhões de euros. 

© Ints Kalnins / Reuters

Este apoio suplementar, proposto pela Comissão Europeia no início do ano, e entretanto aprovado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, constitui o terceiro programa de assistência macrofinanceira da UE à Ucrânia para apoiar os esforços de reformas do país, que atravessa sérias dificuldades devido ao conflito separatista no leste do território. 

O vice-presidente da Comissão responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, adiantou que o objetivo é desembolsar já uma primeira tranche de 600 milhões de euros assim que o memorando entrar em vigor, a seguir à sua ratificação pelo parlamento ucraniano. 

A assinatura do memorando de entendimento, à qual assistiu o presidente ucraniano Petro Poroshenko, teve lugar à margem da IV Cimeira da Parceria Oriental, que decorre na capital da Letónia, e que junta os chefes de Estado e de Governo da União Europeia e dos seus seis "parceiros" a leste, todos eles antigas repúblicas soviéticas, incluindo a Ucrânia. 

 



Lusa

  • Putin debate com Merkel conflito no leste da Europa
    1:14

    Mundo

    A chanceler alemã, Angela Merkel, está na Rússia para homenagear os soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial. Uma deslocação marcada pela crise na Ucrânia e pelas relações tensas entre Moscovo e Berlim. O Presidente russo Vladimir Putin debateu com a chanceler Merkel o conflito no leste da Europa.

  • Curiosidades sobre o Mundial da Rússia
    3:08
  • Inocência e talento marcaram o 9.º dia de Mundial
    0:56
  • Ronaldo no País dos Sovietes: Algumas curiosidades
    1:54
  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • A queda aparatosa do selecionador do Brasil
    0:05
  • Dia de limpezas em Chaves após violenta tempestade
    2:44
  • Athanasia, uma mulher sem medo das alturas
    0:35

    Mundo

    É grega, chama-se Athanasia Athineau, tem 29 anos e pertence à unidade de forças especiais da Grécia. O salto que podemos ver é de 10 mil pés, mas Athanasia faz também saltos de 30 mil. Neste caso, caíu a uma velocidade de 250 quilómetros por hora antes de abrir o pára-quedas.

  • Talheres de Hitler vendidos por 14 mil euros

    Mundo

    Um conjunto de duas facas, três colheres e três garfos de prata, que pertencia a Adolf Hitler, foi vendido em Dorset, Inglaterra, pelo valor de 12.500 libras (aproximadamente 14.200 euros). O serviço de talheres foi criado no âmbito das celebrações do 50.º aniversário do ditador nazi.

    SIC