sicnot

Perfil

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

Crise na Ucrânia

UE e Ucrânia assinam memorando de entendimento para ajuda de 1,8 mil M€

A União Europeia e a Ucrânia assinaram hoje, em Riga, o memorando de entendimento referente a uma assistência financeira suplementar do bloco europeu ao seu parceiro de Leste no montante de 1,8 mil milhões de euros. 

© Ints Kalnins / Reuters

Este apoio suplementar, proposto pela Comissão Europeia no início do ano, e entretanto aprovado pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, constitui o terceiro programa de assistência macrofinanceira da UE à Ucrânia para apoiar os esforços de reformas do país, que atravessa sérias dificuldades devido ao conflito separatista no leste do território. 

O vice-presidente da Comissão responsável pelo euro, Valdis Dombrovskis, adiantou que o objetivo é desembolsar já uma primeira tranche de 600 milhões de euros assim que o memorando entrar em vigor, a seguir à sua ratificação pelo parlamento ucraniano. 

A assinatura do memorando de entendimento, à qual assistiu o presidente ucraniano Petro Poroshenko, teve lugar à margem da IV Cimeira da Parceria Oriental, que decorre na capital da Letónia, e que junta os chefes de Estado e de Governo da União Europeia e dos seus seis "parceiros" a leste, todos eles antigas repúblicas soviéticas, incluindo a Ucrânia. 

 



Lusa

  • Putin debate com Merkel conflito no leste da Europa
    1:14

    Mundo

    A chanceler alemã, Angela Merkel, está na Rússia para homenagear os soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial. Uma deslocação marcada pela crise na Ucrânia e pelas relações tensas entre Moscovo e Berlim. O Presidente russo Vladimir Putin debateu com a chanceler Merkel o conflito no leste da Europa.

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twitter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.