sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

República Dominicana confirma dez casos do vírus Zika

A República Dominicana informou, no sábado, que foram confirmados dez casos do vírus Zika, suspeito de causar graves deficiências congénitas em recém-nascidos.

Andre Penner

O ministro da saúde da República Dominicana, Altagracia Guzman, disse que os testes de laboratório às amostras enviadas para os Estados Unidos confirmaram 10 em 27 casos suspeitos.

"À luz desta descoberta é indispensável a adoção de medidas rigorosas em toda a nação para evitar e conter esta doença", disse Guzman.

O vírus Zika tem sido relacionado com casos de microcefalia e outras alterações congénitas em recém-nascidos e com maior incidência de abortos em mulheres grávidas.

As medidas propostas para conter a doença incluem a erradicação do mosquito, nomeadamente a eliminação de águas paradas, que podem ser terreno fértil para a proliferação dos mosquito 'Aedes aegypti', que transmite Dengue, Chikungunya e o Zika vírus.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, ainda durante o mês de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano, vão ser contratados novos assistentes de bordo. Ainda assim, o sindicato diz que não chega.

  • "Facilitámos muito no lance do 5-1 e não pode ser"
    1:09

    Desporto

    No final do jogo, o treinador do Desportivo de Chaves, Luís Castro, admitiu o domínio completo do Sporting durante todo o encontro. Já Jorge Jesus deixou elogios a Daniel Podence, que foi aposta para este jogo. O treinador do Sporting ficou satisfeito com a exibição mas não gostou de sofrer o golo de honra da equipa flaviense.