sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Organização Mundial de Saúde declara Zika uma emergência global

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta segunda-feira, o vírus Zika, já presente em 24 países da América, como uma emergência de saúde pública de importância internacional.

Felipe Dana

O vírus, transmitido pelo mosquito "Aedes aegypti" (o mesmo do dengue e da chikungunya), normalmente provoca uma infeção leve, mas tem-se associado a casos de microcefalia em bebés de mães infetadas e a alguns casos de síndrome de Guillain-Barré. Uma associação que levou a OMS a considerar o Zika como uma ameaça de "proporções alarmantes", como definiu a diretora-geral, Margaret Chan, segundo noticia o El País.

Declarar uma emergência de saúde pública internacioal, decisão que tomou em 2009 com a Gripe A e em 2014 com o Ébola, implica pôr em marcha mecanismos para coordenar a deteção, a prevenção e a vigilância do problema.

José María Martín Moreno, catedrático de medicina de prevenção da Universidade de Valência, explica que os especialistas da OMS estabeleceram o alerta global baseando-se em dois elementos: na existência de um risco para a saúde pública de outros Estados por causa da propagação do Zika e da necessidade de haver uma resposta internacional conjunta. "A partir disso, provavelmente, deve-se propôr insistir no fortalecimento da vigilância epidemológica, na criação da capacidade de laboratório para se detetar o vírus, na colaboração na eliminação dos mosquitos, na formulação de recomendações sobre a atenção clínica e no seguimento das pessoas infetadas pelo vírus e na definição de áreas de investigação prioritárias sobre a doença e as suas possíveis complicações", disse Martín Moreno, que também é assessor da OMS para a Europa.

Segundo a OMS, este virus pode afetar três ou quatro milhões de pessoas, não tem, para já, tratamento. O único modo de lutar contra a infeção é preveni-la: evitar que o mosquito pique e acabar com ele.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.