sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Organização Mundial de Saúde declara Zika uma emergência global

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta segunda-feira, o vírus Zika, já presente em 24 países da América, como uma emergência de saúde pública de importância internacional.

Felipe Dana

O vírus, transmitido pelo mosquito "Aedes aegypti" (o mesmo do dengue e da chikungunya), normalmente provoca uma infeção leve, mas tem-se associado a casos de microcefalia em bebés de mães infetadas e a alguns casos de síndrome de Guillain-Barré. Uma associação que levou a OMS a considerar o Zika como uma ameaça de "proporções alarmantes", como definiu a diretora-geral, Margaret Chan, segundo noticia o El País.

Declarar uma emergência de saúde pública internacioal, decisão que tomou em 2009 com a Gripe A e em 2014 com o Ébola, implica pôr em marcha mecanismos para coordenar a deteção, a prevenção e a vigilância do problema.

José María Martín Moreno, catedrático de medicina de prevenção da Universidade de Valência, explica que os especialistas da OMS estabeleceram o alerta global baseando-se em dois elementos: na existência de um risco para a saúde pública de outros Estados por causa da propagação do Zika e da necessidade de haver uma resposta internacional conjunta. "A partir disso, provavelmente, deve-se propôr insistir no fortalecimento da vigilância epidemológica, na criação da capacidade de laboratório para se detetar o vírus, na colaboração na eliminação dos mosquitos, na formulação de recomendações sobre a atenção clínica e no seguimento das pessoas infetadas pelo vírus e na definição de áreas de investigação prioritárias sobre a doença e as suas possíveis complicações", disse Martín Moreno, que também é assessor da OMS para a Europa.

Segundo a OMS, este virus pode afetar três ou quatro milhões de pessoas, não tem, para já, tratamento. O único modo de lutar contra a infeção é preveni-la: evitar que o mosquito pique e acabar com ele.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.