sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Brasil confirma 404 casos de microcefalia

O Ministério da Saúde do Brasil revelou na terça-feira que foram confirmados 404 casos de microcefalia entre outubro e janeiro no país e que 3.670 casos suspeitos estão ainda em análise.

© Jaime Saldarriaga / Reuters

Em 17 pacientes, as autoridades foram capazes de estabelecer uma relação com o Zika, vírus suspeito de estar ligado à microcefalia, uma malformação congénita.

A 30 de janeiro estavam a ser analisados 4.783 casos suspeitos de microcefalia, dos quais, 709 foram descartados e 404 tiveram o diagnóstico confirmado, um aumento de 49,6% face à semana anterior, especifica o Ministério da Saúde brasileiro em comunicado.

O número de casos suspeitos, por seu lado, aumentou 6,43% no mesmo intervalo de tempo.

Por comparação, 147 casos de microcefalia foram diagnosticados em todo o ano de 2014.

Além disso, foram reportadas 76 mortes infantis, incluindo 15 de crianças que sofriam de microcefalia ou de uma outra alteração do sistema nervoso, sendo que o vírus Zika foi identificado em cinco.

Cinquenta e seis casos estão ainda a ser analisados, enquanto cinco foram descartados.

"O Ministério da Saúde investigou todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central reportados pelos estados, bem como a sua possibilidade de ligação ao vírus Zika e a outras doenças congénitas", indicou o ministério.

Desde abril de 2015, mais de 1,5 milhões de brasileiros contraíram o vírus Zika, que se propaga de forma exponencial na América Latina através do mosquito "Aedes aegypti", que é também o vetor da dengue, da febre amarela ou da febre chikungunya.

A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, garantiu, esta terça-feira, que "não vão faltar recursos financeiros" para combater os mosquitos que transmitem o Zika, a seis meses da realização dos Jogos Olímpicos, que vão ter como sede o Rio de Janeiro.

O governo brasileiro já anunciou a mobilização de 220 mil militares este mês, tal como um forte contingente de funcionários do setor da saúde, que vão realizar fumigações e eliminar os pontos de água estagnada, favoráveis ao desenvolvimento dos mosquitos, bem como ações de sensibilização da população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou, esta segunda-feira, que os casos de microcefalia e de desordens neurológicas surgidas no Brasil constituem uma emergência sanitária de alcance internacional, mas disse não ter sido comprovada relação com o vírus zika.

A OMS confirmou que, até à data, foram detetados casos em 25 países e territórios das Américas.

Lusa

  • "Putin é uma ameaça maior do que o Daesh"
    0:24

    Mundo

    O senador norte-americano John Mccain atacou Vladimir Putin dizendo que é uma ameaça maior do que o Daesh. O antigo candidato à Casa Branca acusa a Rússia de querer destruir a democracia ao tentar manipular o resultado das presidenciais dos Estados Unidos.

  • "Não podemos fazer de Lisboa uma cidade para turistas"
    2:44

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou esta segunda-feira, no Jornal da Noite da SIC, o mandato de Fernando Medina na Câmara de Lisboa. O comentador da SIC defendeu que o autarca tem "muitos problemas por resolver" e que a Câmara tem investido "mais na recuperação de zonas em que os lisboetas praticamente não conseguem ir". Sousa Tavares disse ainda que Lisboa não pode ser uma cidade para turistas.

    Miguel Sousa Tavares

  • "É muito importante ceder à tentação de se abolir a liberdade"
    1:06
  • Menos casos de sida em Portugal
    1:44