Guia (não alarmista) sobre o vírus Zika
03.02.2016 13h54
O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o vírus Zika, já presente em 25 países da América Latina, África e Ásia, como uma emergência de saúde pública de importância internacional. Alertou que a epidemia poderá afetar entre três a quatro milhões de pessoas no continente americano. O Brasil e a Colômbia são os países onde se registam mais casos de infetados.

ESTEBAN BIBA
O que é o vírus Zika?
O vírus é transmitido aos seres humanos pela picada de mosquitos infetados: o mosquito Aedes aegypti (o mesmo do dengue, da febre amarela e da chikungunya).
Está associado a complicações neurológicas e malformações em fetos, mas ainda não foi comprovada a relação entre a doença e a microcefalia.
O vírus Zika retira o seu nome de uma floresta no Uganda, onde foi sinalizado pela primeira vez em 1947.
Transmissão por via sexual
Os Estados Unidos afirmaram a 2 de fevereiro que o vírus Zika se transmite sexualmente: um doente infetado depois de ter tido relações sexuais com uma pessoa doente. Só há mais dois casos registados no mundo do vírus detetado no sémen.
A DGS diz que transmissão por via sexual "ainda não é motivo de preocupação".
Como se manifesta a doença?
Manifesta-se com sintomas semelhantes à gripe: febre, dor de cabeça e dores musculares, com erupções cutâneas. febre, erupções cutâneas, dores nas articulações, conjuntivite, dores de cabeça e musculares.
O que é a microcefalia?
A microcefalia é um distúrbio de desenvolvimento fetal que causa o perímetro do crânio infantil mais baixo do que o normal, o que provoca atrasos no desenvolvimento mental.
O Ministério da Saúde do Brasil revelou a 2 de fevereiro que foram confirmados 404 casos de microcefalia entre outubro e janeiro no país e que 3.670 casos suspeitos estão ainda em análise.
A relação entre a infeção pelo vírus Zika e a microcefalia ainda não está provada, mas as grávidas são aconselhadas a não viajar para países onde existe o mosquito.
Onde há casos da doença?
Foram detetados casos de infeção com vírus Zika em 25 países na América Latina, África e Ásia.
O Brasil é o país mais atingido pela epidemia, com 1,5 milhões de casos, segundo a OMS.
Na Europa e na América do Norte as temperaturas frias que atualmente se registam impedem a sobrevivência do mosquito. No entanto, a chegada da primavera trará um aumento do risco, porque os mosquitos vão encontrar melhores zonas de reprodução em climas mais cálidos.
Há casos em Portugal?
O mosquito Aedes aegypti só existe na Madeira. Há sete anos que a Direção-Geral da Saúde e o Instituto Ricardo Jorge têm um programa de vigilância de mosquitos.
Há seis casos confirmados da doença mas que foi contraída noutros países - cinco no Brasil e um na Colômbia.
Existe vacina contra o Zika?
Ainda não existe vacina. Está a ser desenvolvida pelo Canadá, por um consórcio entre Brasil e EUA e por uma farmacêutica francesa.
Como prevenir a doença?
O método mais eficaz é evitar ser picado pelo mosquito, usando repelentes, vestir roupas com mangas compridas e calças, dormir sob redes mosquiteiras.
Combater os focos de mosquitos tem sido uma das prioridades dos países afetados: águas estagnadas, seja num vaso, em depósitos de resíduos ou em tampas de bebidas.
Para tirar qualquer dúvida sobre a doença, a Direção-Geral da Saúde tem o endereço de mail zika@dgs.pt.
Relacionados
-
Organização Mundial de Saúde declara Zika uma emergência global
O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, esta segunda-feira, o vírus Zika, já presente em 24 países da América, como uma emergência de saúde pública de importância internacional.
-
EUA confirmam primeiro caso de transmissão do vírus Zika por via sexual
As autoridades de saúde do Texas, no sul dos Estados Unidos, notificaram esta terça-feira um caso de transmissão por contacto sexual do vírus Zika, potencialmente perigoso para mulheres grávidas e em crescimento na América Latina.
-
DGS confirma seis casos de doença por vírus Zika em Portugal
A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje, em comunicado enviado às redações, que há seis casos confirmados de doentes infetados pelo vírus Zika, todos importados da América Latina.
-
Farmacêutica francesa lança-se na procura por vacina contra vírus Zika
A Sanofi Pasteur, do grupo farmacêutico francês Sanofi, anunciou hoje que se lançou na procura por uma vacina contra o vírus Zika, transmitido por mosquitos e suspeito de provocar malformações congénitas.
Na Homepage
- 4:00
Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.
Exclusivo SIC
24.04.2018 às 21h14
- 1:20
"O ministro não escondeu nem tapou"
Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.
24.04.2018 às 23h51
-
Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer
O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.
24.04.2018 às 19h07
-
Polícia de Toronto revela mensagens no Facebook de autor do atropelamento
A polícia de Toronto revelou esta terça-feira que Alex Minassian, acusado da morte de 10 pessoas e da tentativa de homicídio de 13 outras no atropelamento de segunda-feira, colocou mensagens "encriptadas" no Facebook, minutos antes do incidente.
24.04.2018 às 21h25
-
A cumplicidade de Macron e Trump
O Presidente francês Emmanuel Macron começou na segunda-feira uma visita de Estado de três aos Estados Unidos da América, onde se encontrou com Donald Trump. Acompanhados pelas primeiras-damas, Melania Trump e Brigitte Macron, os líderes visitaram monumentos e assistiram a paradas militares. Com o Irão o protecionismo norte-americano em pano de fundo, Macron e Trump tiveram tempo ainda para um jantar formal e para plantar uma árvore nos jardins da Casa Branca.
24.04.2018 às 20h09
-
A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas
Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.
24.04.2018 às 21h48
-
Oxlade-Chamberlain terá sofrido lesão "muito grave"
O médio inglês Alex Oxlade-Chamberlain terá sofrido uma lesão "muito grave" na vitória do Liverpool sobre a Roma (5-2), na Liga dos Campeões de futebol, disse o treinador dos 'reds', Jurgen Klopp. "É provavelmente uma lesão muito grave. Essas são as más notícias para nós. O plantel não se torna maior neste momento, pelo que vamos de ter de ser criativo nos próximos encontros", afirmou o alemão.
- 15:09
- 6:24
-
Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa
A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
24.04.2018 às 23h10
-
Macron e Trump defendem novo acordo sobre programa nuclear do Irão
O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, defenderam um novo acordo para travar as ambições nucleares do Irão, pouco depois de Trump ter considerado o atual texto sobre o programa iraniano "um desastre".
24.04.2018 às 19h28
-
O recado de Donald Trump à Coreia do Norte
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.
24.04.2018 às 19h54
- 1:17
-
Já conhece os músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan?
A família real britânica anunciou esta terça-feira os nomes dos músicos que vão atuar no casamento de Harry e Meghan Markle, a 19 de maio, na capela de Saint George, no Castelo de Windsor, Reino Unido.
24.04.2018 às 18h36