sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Mulheres infetadas com o vírus Zika devem continuar a amamentar, defende OMS

As mulheres infetadas com o vírus Zika devem continuar a amamentar os seus bebés dado não existirem provas sobre um risco de transmissão, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

© Ricardo Moraes / Reuters

"Considerando as provas existentes, os benefícios do aleitamento materno para a criança e para a mãe ultrapassam qualquer risco de transmissão do vírus Zika através do leite materno", considera a OMS nas recomendações dirigidas às autoridades dos países afetados pela epidemia.

O Zika, transmitido por um mosquito, é suspeito de provocar a microcefalia (má formação do crânio que prejudica o desenvolvimento intelectual) nos bebés e a síndroma de Guillain-Barré, doença neurológica que pode causar paralisia irreversível e a morte.

A OMS recordou que o vírus foi detetado no leite materno de duas mães contaminadas, mas sublinhou que "não há atualmente qualquer prova de uma transmissão de Ziza a crianças através do aleitamento materno".

A epidemia de Zika, que se desenvolve sobretudo na América Latina, "pode piorar antes de melhorar", alertou na quarta-feira no Rio de Janeiro a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O Brasil conta já com mais de um milhão e meio de casos desde 2015 e a agência especializada em saúde das Nações Unidas espera uma propagação "explosiva" no continente americano, com três a quatro milhões de casos este ano.

Atualmente não existe qualquer vacina ou tratamento contra o vírus.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.