sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Mulheres infetadas com o vírus Zika devem continuar a amamentar, defende OMS

As mulheres infetadas com o vírus Zika devem continuar a amamentar os seus bebés dado não existirem provas sobre um risco de transmissão, informou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

© Ricardo Moraes / Reuters

"Considerando as provas existentes, os benefícios do aleitamento materno para a criança e para a mãe ultrapassam qualquer risco de transmissão do vírus Zika através do leite materno", considera a OMS nas recomendações dirigidas às autoridades dos países afetados pela epidemia.

O Zika, transmitido por um mosquito, é suspeito de provocar a microcefalia (má formação do crânio que prejudica o desenvolvimento intelectual) nos bebés e a síndroma de Guillain-Barré, doença neurológica que pode causar paralisia irreversível e a morte.

A OMS recordou que o vírus foi detetado no leite materno de duas mães contaminadas, mas sublinhou que "não há atualmente qualquer prova de uma transmissão de Ziza a crianças através do aleitamento materno".

A epidemia de Zika, que se desenvolve sobretudo na América Latina, "pode piorar antes de melhorar", alertou na quarta-feira no Rio de Janeiro a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

O Brasil conta já com mais de um milhão e meio de casos desde 2015 e a agência especializada em saúde das Nações Unidas espera uma propagação "explosiva" no continente americano, com três a quatro milhões de casos este ano.

Atualmente não existe qualquer vacina ou tratamento contra o vírus.

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52