sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Porto Rico confirma primeiro caso de microcefalia do feto em grávida infetada com Zika

As autoridades sanitárias de Porto Rico confirmaram esta sexta-feira o primeiro caso de microcefalia do feto numa mulher infetada com Zika.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Este caso entristece-nos e preocupa-nos porque destaca o risco de deteção de novos casos", afirmou o Centro de Controlo e Prevenção norte-americano, confirmando o diagnóstico.

O Centro de Controlo e Prevenção norte-americano realizou testes de laboratório que confirmaram o diagnóstico do Ministério da Saúde de Porto Rico.

A secretária da Saúde de Porto Rico, Ana Rius, referiu, em comunicado, que o caso de microcefalia foi diagnosticado com ultrassom.

O feto sofria de uma "microcefalia severa com calcificação no cérebro onde o vírus Zika estava presente", acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde considerou, em fevereiro, o Zika como uma emergência médica global.

Em Porto Rico, onde já morreu uma pessoa devido ao vírus, foram registados, até agora, 925 casos de Zika, incluindo 18 em mulheres grávidas.

Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.