sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Porto Rico confirma primeiro caso de microcefalia do feto em grávida infetada com Zika

As autoridades sanitárias de Porto Rico confirmaram esta sexta-feira o primeiro caso de microcefalia do feto numa mulher infetada com Zika.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Este caso entristece-nos e preocupa-nos porque destaca o risco de deteção de novos casos", afirmou o Centro de Controlo e Prevenção norte-americano, confirmando o diagnóstico.

O Centro de Controlo e Prevenção norte-americano realizou testes de laboratório que confirmaram o diagnóstico do Ministério da Saúde de Porto Rico.

A secretária da Saúde de Porto Rico, Ana Rius, referiu, em comunicado, que o caso de microcefalia foi diagnosticado com ultrassom.

O feto sofria de uma "microcefalia severa com calcificação no cérebro onde o vírus Zika estava presente", acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde considerou, em fevereiro, o Zika como uma emergência médica global.

Em Porto Rico, onde já morreu uma pessoa devido ao vírus, foram registados, até agora, 925 casos de Zika, incluindo 18 em mulheres grávidas.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.