sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Porto Rico confirma primeiro caso de microcefalia do feto em grávida infetada com Zika

As autoridades sanitárias de Porto Rico confirmaram esta sexta-feira o primeiro caso de microcefalia do feto numa mulher infetada com Zika.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Este caso entristece-nos e preocupa-nos porque destaca o risco de deteção de novos casos", afirmou o Centro de Controlo e Prevenção norte-americano, confirmando o diagnóstico.

O Centro de Controlo e Prevenção norte-americano realizou testes de laboratório que confirmaram o diagnóstico do Ministério da Saúde de Porto Rico.

A secretária da Saúde de Porto Rico, Ana Rius, referiu, em comunicado, que o caso de microcefalia foi diagnosticado com ultrassom.

O feto sofria de uma "microcefalia severa com calcificação no cérebro onde o vírus Zika estava presente", acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde considerou, em fevereiro, o Zika como uma emergência médica global.

Em Porto Rico, onde já morreu uma pessoa devido ao vírus, foram registados, até agora, 925 casos de Zika, incluindo 18 em mulheres grávidas.

Lusa

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • Tribunal pede documentos sobre o BES ao Banco de Portugal

    Economia

    O Tribunal Administrativo de Lisboa deu esta quinta-feira ao Banco de Portugal 20 dias para entregar as ata das reuniões das 48 horas antes da resolução do BES. O regulador da banca foi chamado a prestar esclarecimentos sobre a queda do Banco Espírito Santo, em 2014.

  • 45 anos de Partido Socialista
    3:31

    País

    O PS completou 45 anos esta quinta-feira. Acaso ou não, a festa aconteceu um dia depois de terem ficado concluídos dois acordos com o PSD que fazem renascer o debate sobre o posicionamento ideológico do partido socialista.

  • Senado aprova à tangente novo diretor da NASA

    Mundo

    O Senado norte-americano aprovou na quinta-feira, à tangente, a nomeação do novo diretor da agência espacial norte-americana, com 50 votos favoráveis contra 49, colocando à frente da NASA um cético das alterações climáticas, adiantou a Efe.