sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Porto Rico confirma primeiro caso de microcefalia do feto em grávida infetada com Zika

As autoridades sanitárias de Porto Rico confirmaram esta sexta-feira o primeiro caso de microcefalia do feto numa mulher infetada com Zika.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

Maria de Lurdes, está grávida de nove meses e está a ser acompanhada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), no Recife, Brasil. O país tem confirmados 404 casos de microcefalia e 3.670 suspeitos.

© Ueslei Marcelino / Reuters

"Este caso entristece-nos e preocupa-nos porque destaca o risco de deteção de novos casos", afirmou o Centro de Controlo e Prevenção norte-americano, confirmando o diagnóstico.

O Centro de Controlo e Prevenção norte-americano realizou testes de laboratório que confirmaram o diagnóstico do Ministério da Saúde de Porto Rico.

A secretária da Saúde de Porto Rico, Ana Rius, referiu, em comunicado, que o caso de microcefalia foi diagnosticado com ultrassom.

O feto sofria de uma "microcefalia severa com calcificação no cérebro onde o vírus Zika estava presente", acrescentou.

A Organização Mundial de Saúde considerou, em fevereiro, o Zika como uma emergência médica global.

Em Porto Rico, onde já morreu uma pessoa devido ao vírus, foram registados, até agora, 925 casos de Zika, incluindo 18 em mulheres grávidas.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.