sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Zika pode provocar problemas oculares em recém-nascidos

As investigações científicas continuam a revelar novos problemas associados ao vírus Zika. Dois estudos brasileiros chegaram, esta semana, à conclusão que o vírus provoca problemas oculares em recém-nascidos. Em mais de metade dos casos analisados surgiram vários distúrbios oculares, entre os quais lesões do nervo óptico e hemorragias da retina.

© Ueslei Marcelino / Reuters

No mês passado, uma equipa científica da Eslovénia confirmou também a ligação entre o vírus e a microcefalia.

Das 24 crianças estudadas, 14 apresentam problemas oftalmológicos (58%) e curiosamente são aquelas cuja circunferência da cabeça tem menos de 30 centímetros, ou seja, que têm microcefalia.

Segundo o "Le Figaro", os investigadores descartam no entanto que este tipo de problemas oculares possam estar relacionados com os pais: "Nenhum dos pais mostrou quaisquer condições oculares, como conjuntivite antes ou durante a gravidez."

  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.