sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Zika pode provocar problemas oculares em recém-nascidos

As investigações científicas continuam a revelar novos problemas associados ao vírus Zika. Dois estudos brasileiros chegaram, esta semana, à conclusão que o vírus provoca problemas oculares em recém-nascidos. Em mais de metade dos casos analisados surgiram vários distúrbios oculares, entre os quais lesões do nervo óptico e hemorragias da retina.

© Ueslei Marcelino / Reuters

No mês passado, uma equipa científica da Eslovénia confirmou também a ligação entre o vírus e a microcefalia.

Das 24 crianças estudadas, 14 apresentam problemas oftalmológicos (58%) e curiosamente são aquelas cuja circunferência da cabeça tem menos de 30 centímetros, ou seja, que têm microcefalia.

Segundo o "Le Figaro", os investigadores descartam no entanto que este tipo de problemas oculares possam estar relacionados com os pais: "Nenhum dos pais mostrou quaisquer condições oculares, como conjuntivite antes ou durante a gravidez."

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15

    Mundo

    Na Califórnia, nos Estados Unidos, já foi eleito o cão mais feio do mundo de 2017, num concurso que se repete há 29 anos. Com 57 quilos, Martha recebeu a distinção enquanto ressonava no palco.