sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Zika pode provocar problemas oculares em recém-nascidos

As investigações científicas continuam a revelar novos problemas associados ao vírus Zika. Dois estudos brasileiros chegaram, esta semana, à conclusão que o vírus provoca problemas oculares em recém-nascidos. Em mais de metade dos casos analisados surgiram vários distúrbios oculares, entre os quais lesões do nervo óptico e hemorragias da retina.

© Ueslei Marcelino / Reuters

No mês passado, uma equipa científica da Eslovénia confirmou também a ligação entre o vírus e a microcefalia.

Das 24 crianças estudadas, 14 apresentam problemas oftalmológicos (58%) e curiosamente são aquelas cuja circunferência da cabeça tem menos de 30 centímetros, ou seja, que têm microcefalia.

Segundo o "Le Figaro", os investigadores descartam no entanto que este tipo de problemas oculares possam estar relacionados com os pais: "Nenhum dos pais mostrou quaisquer condições oculares, como conjuntivite antes ou durante a gravidez."

  • Atacantes usaram "tática defendida pelos extremistas do Daesh"
    1:43

    Ataque em Barcelona

    O ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo esteve em direto, para a SIC Notícias, onde falou sobre o ataque desta quinta-feira nas Ramblas, em Barcelona. José Manuel Anes falou na tática defendida na revista dos extremistas do Daesh e que foi usada neste ataque: a utilização de viaturas "de preferência as mais pesadas para matar o maior número de pessoas".