sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

EUA utilizam 72.700 M€ no combate ao vírus zika

O Governo dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira que vai usar para combater o vírus zika 81 milhões de dólares (cerca de 72.700 milhões de euros), provenientes do Departamento de Saúde e que foram inicialmente designados para outros programas.

Esta decisão foi tomada antes que os recursos disponíveis para a luta do vírus acabassem, no final do mês de agosto.

A secretária da Saúde dos Estados Unidos, Sylvia Burwell, comunicou esta decisão numa carta enviada aos líderes do congresso.

Para dar continuidade aos ensaios de uma vacina na luta contra o vírus zika, foram utilizados cerca de 30.500 milhões de euros provenientes de outros programas nomeadamente dos Institutos Nacionais de Saúde e 42.200 milhões oriundos da Autoridade de Desenvolvimento e Investigação Biomédica Avançada.

As autoridades sanitárias norte-americanas começaram, na semana passada, as primeiras provas médicas de uma vacina contra o zika, com ensaios em 80 voluntários, saudáveis e com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitou ao congresso, em fevereiro, cerca de 1,705 milhões de euros dos fundos de emergência para a luta contra o vírus.

Contudo, na semana passada, Obama criticou o congresso porque o montante foi reduzido enquanto estava de férias não tendo aprovado esta decisão.

Os democratas do senado contestaram, em finais de junho, o projeto-lei de financiamento para o vírus zika depois do texto ter sofrido alterações que não estavam relacionadas com o combate ao vírus pelos republicanos.

Na terça-feira, a candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, durante a sua visita a Miami, pediu ao Congresso que fossem interrompidas as férias e fossem aprovados recursos para combater o zika

A cidade de Miami, nos Estados Unidos, foi onde o primeiro foco do vírus foi detetado no país.

Em abril o Governo decidiu transferir para a luta do vírus zika cerca de 528.600 milhões de euros, que na sua maioria, eram procedentes dos fundos aprovados para combater o vírus da ébola.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.