sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

EUA utilizam 72.700 M€ no combate ao vírus zika

O Governo dos Estados Unidos anunciou esta quinta-feira que vai usar para combater o vírus zika 81 milhões de dólares (cerca de 72.700 milhões de euros), provenientes do Departamento de Saúde e que foram inicialmente designados para outros programas.

Esta decisão foi tomada antes que os recursos disponíveis para a luta do vírus acabassem, no final do mês de agosto.

A secretária da Saúde dos Estados Unidos, Sylvia Burwell, comunicou esta decisão numa carta enviada aos líderes do congresso.

Para dar continuidade aos ensaios de uma vacina na luta contra o vírus zika, foram utilizados cerca de 30.500 milhões de euros provenientes de outros programas nomeadamente dos Institutos Nacionais de Saúde e 42.200 milhões oriundos da Autoridade de Desenvolvimento e Investigação Biomédica Avançada.

As autoridades sanitárias norte-americanas começaram, na semana passada, as primeiras provas médicas de uma vacina contra o zika, com ensaios em 80 voluntários, saudáveis e com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos.

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, solicitou ao congresso, em fevereiro, cerca de 1,705 milhões de euros dos fundos de emergência para a luta contra o vírus.

Contudo, na semana passada, Obama criticou o congresso porque o montante foi reduzido enquanto estava de férias não tendo aprovado esta decisão.

Os democratas do senado contestaram, em finais de junho, o projeto-lei de financiamento para o vírus zika depois do texto ter sofrido alterações que não estavam relacionadas com o combate ao vírus pelos republicanos.

Na terça-feira, a candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, durante a sua visita a Miami, pediu ao Congresso que fossem interrompidas as férias e fossem aprovados recursos para combater o zika

A cidade de Miami, nos Estados Unidos, foi onde o primeiro foco do vírus foi detetado no país.

Em abril o Governo decidiu transferir para a luta do vírus zika cerca de 528.600 milhões de euros, que na sua maioria, eram procedentes dos fundos aprovados para combater o vírus da ébola.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC