sicnot

Perfil

Vírus Zika

Vírus Zika

Vírus Zika

Senado brasileiro contra aborto em casos de infeção com Zika

O Senado do Brasil manifestou-se esta sexta-feira, num documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), contrário à possibilidade de aborto para grávidas com o vírus Zika, face à possibilidade de os bebés nascerem com microcefalia.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, através da Advocacia da câmara alta do Congresso, considerou que os fetos com microcefalia "são geralmente viáveis, embora possuam uma malformação que lhes causará transtornos na sua vida".

"Segundo fontes científicas idóneas, embora demonstrada a existência de impacto da infeção pelo vírus Zika na ocorrência de casos de microcefalia e outras moléstias no feto, esse impacto pode não ser tão amplo, a ponto de justificar a intervenção sugerida", lê-se no documento, citado pelo jornal Estado de São Paulo.

Para o Senado, "não parece razoável demandar o sacrifício de nascituro viável para socorrer a necessidades e inseguranças, embora graves, da gestante, porque essas necessidades podem vir a ser superadas com o tempo, enquanto que a perda da vida humana jamais se supera".

A Advocacia do Senado realçou que o aborto não é "comprovadamente eficaz" para preservar a saúde mental da mãe.

O Senado sustentou que a "repulsa ao aborto está profundamente arraigada na cultura brasileira".

No texto, lê-se ainda que parlamentares que procuram mudanças na legislação do aborto "jamais contaram com força persuasiva suficiente para convencer em número suficiente os seus pares".

A lei vigente apenas permite a interrupção voluntária da gravidez nos casos em que a mulher corre risco, em gestação decorrente de violação e em situações comprovadas de anencefalia (fetos sem cérebro).

A microcefalia é uma malformação em que os bebés nascem com a cabeça menor do que o normal.

O documento do Senado foi enviado no âmbito de uma ação apresentada pela Associação Nacional de Defensores Públicos, que pede o direito de aborto para mulheres infectadas com o vírus.

A câmara alta do Congresso advogou ainda que a questão deve ser resolvida na esfera legislativa.

O Senado foi intimado pela juíza Cármen Lúcia, relatora do processo no STF, a manifestar-se sobre o tema.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já o tinha feito, defendendo o aborto nestes casos, considerando que "a continuidade forçada da gravidez" representa, "no atual contexto de desenvolvimento científico, um risco para a saúde psíquica da futura mãe".

A Advocacia-Geral da União (AGU), que defende o Governo, também se mostrou contra o aborto nestas situações.

O Governo declarou, em novembro, emergência sanitária nacional devido à rápida propagação do vírus no país, em particular pela relação direta e comprovada entre as mulheres que contraem o vírus nos primeiros meses de gravidez e os casos de microcefalia.

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta esta terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • O preconceito em relação aos transexuais
    34:09
  • "Isto destrói famílias"
    0:46
  • Falta de gado ameaça produção do queijo da Serra da Estrela
    3:35

    País

    A devastação provocada pelos últimos incêndios foi um rude golpe na economia da região Centro do país. Algumas empresas já começaram os trabalhos de reconstrução, mas os produtores de gado temem não conseguir repôr os animais, deixando em risco a produção do queijo Serra da Estrela.

  • Eurodeputados homenageiam vítimas dos fogos
    1:38

    País

    A União Europeia vai doar os 50 mil euros do prémio Princesa das Astúrias às populações afetadas pelos incêndios em Portugal e Espanha. A Comissão Europeia continua a avaliar o pedido ao Fundo Europeu de Solidariedade, mas o pedido deverá ainda ser atualizado para incluir os prejuízos causados pelos incêndios da semana passada.

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.