Zika pode provocar lesões neurológicas nas últimas semanas de gestação

© Reuters
19.09.2016 14h32
O vírus Zika pode provocar lesões neurológicas em bebés mesmo quando a infeção ocorre dias antes do nascimento e não apenas no primeiro trimestre de gravidez, como se pensava. As conclusões são de um estudo brasileiro.
"Predominava, até então, o paradigma de que a infeção seria preocupante apenas se ocorresse no primeiro trimestre da gestação. No entanto, observámos danos cerebrais em quatro crianças cujas mães foram infetadas quando faltavam entre duas e uma semana para o parto", afirmou Maurício Lacerda Nogueira, professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e integrante da Rede de Pesquisa sobre Zika Vírus em São Paulo (Rede Zika).
Os cientistas têm acompanhado um grupo de 55 mulheres com diagnóstico confirmado de Zika durante a gestação, no Hospital de Base de São José do Rio Preto, interior de São Paulo. À medida que os bebés vão nascendo, também são submetidos a exames detalhados.
Em quatro das crianças expostas ao vírus no último trimestre de gravidez, exames imagiológicos revelaram a presença de lesões no sistema nervoso central características de infeções congénitas.
Além disso, no momento do nascimento, foi possível detetar o Zika ainda ativo na urina e no sangue dos bebés, o que confirma a transmissão vertical (da mãe para o feto) do vírus. Dois desses casos são relatados no artigo.
"Estes bebés nasceram com peso e altura normal, não tinham microcefalia ou qualquer outro sintoma da doença. As lesões teriam passado despercebidas aos profissionais de saúde se as mães não fizessem parte de um grupo de estudo", comentou Nogueira, citado pela agência FAPESP.
Segundo o investigador, o tipo de lesão observada não está associado a manifestações graves em outras situações previamente estudadas, mas as implicações no desenvolvimento neuro cognitivo das crianças infetadas pelo Zika ainda são desconhecidas.
"Agora, pretendemos acompanhar o desenvolvimento dos bebés durante alguns anos e observar se haverá algum prejuízo. Esta descoberta revela mais um espectro da doença e torna-a ainda mais complexa. Não existem apenas os casos dramáticos de microcefalia, mas também outras manifestações menos graves, que ainda precisam de ser melhor compreendidas", disse Nogueira.
O Brasil é o país mais afetado pela atual epidemia de zika, vírus que está associado a complicações neurológicas, sobretudo anomalias no desenvolvimento cerebral (microcefalia) em fetos de mães infetadas.
Segundo o último relatório da Organização Mundial de Saúde sobre o vírus, datado de quinta-feira passada, o Brasil já registou um total de 1888 casos de microcefalia ou malformações do sistema nervoso central potencialmente associadas à infeção pelo Zika.
A epidemia foi declarada em 2015 e desde então 55 países registaram casos da doença, a maioria importados, e 20 países já registaram microcefalia ou outras malformações do sistema nervoso central potencialmente associadas ao Zika.
Embora o Zika provoque sintomas ligeiros, quando a infeção ocorre na gravidez pode provocar malformações cerebrais congénitas, incluindo microcefalia.
Com Lusa
Relacionados
-
Senado brasileiro contra aborto em casos de infeção com Zika
O Senado do Brasil manifestou-se esta sexta-feira, num documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), contrário à possibilidade de aborto para grávidas com o vírus Zika, face à possibilidade de os bebés nascerem com microcefalia.
-
Procurador-geral do Brasil defende direito ao aborto para grávidas infetadas com Zika
O procurador-geral do Brasil, Rodrigo Janot, defendeu hoje o direito das mulheres a abortar caso tenham contraído o vírus do Zika e perante a possibilidade de os bebés nascerem com microcefalia.
-
OMS aumenta para seis meses recomendação de sexo seguro em países onde o Zika está ativo
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aumentou esta terça-feira de oito semanas para seis meses o período para abstinência ou sexo protegido para todas as pessoas que regressem de países onde o vírus do Zika está ativo.
Na Homepage
- 1:42
-
"It's a boy!" Já nasceu o filho de Kate e William
Já nasceu o mais novo membro da família real britânica. É um menino, pesa 3,800 kg e o nome será revelado "em devido tempo".
23.04.2018 às 13h05
- 2:31
Ministro demorou quase dois anos a aprovar uma auditoria à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
O Ministro do Trabalho e da Segurança Social demorou quase dois anos a aprovar uma auditoria feita à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que aponta para irregularidades na contratação de fornecedores. Vieira da Silva desvaloriza a demora e desmente ter deixado o relatório na gaveta.
23.04.2018 às 15h24
- 2:13
Duas equipas de mergulhadores nas buscas pelo pescador desaparecido no rio Minho
23.04.2018 às 13h59
- 1:45
Instituto de Socorros a Náufragos recebeu 30 viaturas para patrulhar as praias
23.04.2018 às 15h23
-
-
-
Portugal mantém 3.ª maior dívida pública da União Europeia
Portugal mantém a terceira maior dívida pública da União Europeia (UE), apesar de esta ter baixado, em 2017, para os 125,7% do PIB, face ao ano anterior, segundo o Eurostat.
23.04.2018 às 10h30
-
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
-
Presidente angolano exonera embaixador em Lisboa
O Presidente angolano, João Lourenço, exonerou hoje José Marcos Barrica do cargo de embaixador da República de Angola em Portugal, não tendo avançado oficialmente qualquer nome para o suceder.
23.04.2018 às 14h10
-
- 2:20
Greve na EMEF ameaça suprimir viagens e encerrar linhas no Metro do Porto
23.04.2018 às 14h12
-
Vento forte no aeroporto da Madeira cancela três voos e obriga ao desvio de outros nove
O vento forte que se faz sentir hoje no aeroporto da Madeira já cancelou três voos previstos e obrigou ainda ao desvio de outros nove aviões para diferentes destinos, informou fonte da estrutura.
23.04.2018 às 14h37
- 1:11
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15