sicnot

Perfil

Infografias

  • Da Al-Qaeda do Iraque ao Daesh

    Daesh

    Daesh é a mais recente denominação de um grupo radical islâmico (sunita) que pretende instituir um califado – um Estado dirigido por um único poder político e religioso regulamentado pela lei islâmica, a Sharia. Ainda limitado ao território conquistado à Síria e ao norte e oeste do Iraque, promete expandir-se e “quebrar as fronteiras” da Jordânia e do Líbano e “libertar” a Palestina. É liderado por Ibrahim Awad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai, conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, desde 2010, altura em que se chamava Al-Qaeda do Iraque e depois Estado Islâmico do Iraque. Em abril de 2013 o nome do grupo foi alterado para Daesh - Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL em português, ISIS em inglês), quando agrupou a Al-Qaeda do Iraque e um ramo dissidente do grupo sírio Frente al-Nusra, constituído para combater o Presidente sírio Bashar al-Assad. A designação Estado Islâmico é anunciada em Junho de 2014 com a instituição do autodenominado califado e al-Baghdadi é proclamado califa Ibrahim.

  • Ranking dos Treinadores

    Tempo Extra

    A criação deste ranking tem o objectivo de estimular e promover o futebol positivo. Quantas vezes nos queixamos de ver equipas a não arriscar quando jogam na condição de visitantes? Quantas vezes ouvimos os treinadores acusar os seus próprios colegas de profissão de falta de ambição, de jogar para o pontinho sem sairem da sua defesa?

    Rui Santos, José da Silva e Ricardo Rosa

  • O mapa das obras que pintam Portugal

    Cultura

    Somos cada vez mais surpreendidos nas ruas por paredes, fachadas, muros e desenhos que são verdadeiros museus a céu aberto. A partir de agora, e em atualização constante, mostramos-lhe um mapa interativo com cerca de 600 obras de artistas consagrados, estrangeiros e portugueses. Além da localização que funciona também com georreferenciação com coordenadas GPS, mostramos-lhe o que vai ver e a quem pertence. Tudo para ajudá-lo a encontrar estas obras que pintam o rosto de Portugal.

    Ana Marisa Silva e José da Silva