sicnot

Perfil

Infografias

  • Obituário 2017

    Revista do Ano 2017

    Mário Soares, Baptista Bastos, Roger Moore, Medina Carreira, Américo Amorim, Chester Bennington, Jerry Lewis, João Ricardo, Belmiro de Azevedo e Zé Pedro são apenas alguns dos nomes que nos deixaram durante este ano.

  • O ano em Revista

    Revista do Ano 2017

    É mais um ano que termina e, por isso, é tempo de balanço. Por cá, 2017 fica marcado pela tragédia dos incêndios que no verão tantas casas e famílias destruiu. Relembramos também alguns dos que partiram e que tanto deram aos País. Mas também há histórias com finais felizes. Lá por fora, os protagonistas das histórias repetem-se, mas também há personagens novas, que deram muito que falar. No País, na Política, no Mundo, na Cultura, no Desporto e nas Novas Tecnologias há muito para recordar.

  • Olhá Festa: um roteiro pelas festas do país

    Olhá Festa

    Durante 31 dias vamos mostrar-lhe as 31 festas que juntam quem vem de fora, do país ou das grandes cidades, e regressa às vilas e aldeias para manter as tradições. Bailaricos, missas e procissões, petiscos, garraidas, rusgas e desgarradas, grandes artistas e pequenos artesãos, tudo cabe na rubrica que está de regresso ao Jornal da Noite. Olhá Festa todos os dias na SIC.

  • Harry Potter: 20 Anos de Magia

    Harry Potter

    Harry Potter tornou-se num dos maiores sucessos literários que o mundo já viu. Tudo surgiu em 1990 numa viagem de comboio entre Manchester e Londres. "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro livro da saga, só iria ver a luz do dia 7 anos depois. J.K.Rowling transformou a magia num sucesso de vendas e conseguiu cativar uma legião de fãs. Dos livros para o grande ecrã foi um "pulinho", e em 2001 saiu o primeiro filme sob a chancela da Warner Bros. Propomos uma viagem por estes 20 anos de magia através de uma infografia. Pode conhecer um pouco mais sobre as personagens, aguçar a curiosidade com alguns factos pouco divulgados ou até mesmo recuar no tempo através do nosso vira-tempo (um relógio especial que permite ter acesso a artigos e reportagens publicadas ao longo dos últimos anos).

  • Da Al-Qaeda do Iraque ao Daesh

    Daesh

    Daesh é a mais recente denominação de um grupo radical islâmico (sunita) que pretende instituir um califado – um Estado dirigido por um único poder político e religioso regulamentado pela lei islâmica, a Sharia. Ainda limitado ao território conquistado à Síria e ao norte e oeste do Iraque, promete expandir-se e “quebrar as fronteiras” da Jordânia e do Líbano e “libertar” a Palestina. É liderado por Ibrahim Awad Ibrahim Ali al-Badri al-Samarrai, conhecido como Abu Bakr al-Baghdadi, desde 2010, altura em que se chamava Al-Qaeda do Iraque e depois Estado Islâmico do Iraque. Em abril de 2013 o nome do grupo foi alterado para Daesh - Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL em português, ISIS em inglês), quando agrupou a Al-Qaeda do Iraque e um ramo dissidente do grupo sírio Frente al-Nusra, constituído para combater o Presidente sírio Bashar al-Assad. A designação Estado Islâmico é anunciada em Junho de 2014 com a instituição do autodenominado califado e al-Baghdadi é proclamado califa Ibrahim.