sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 1,8 milhões de órfãos em "situação difícil" em Moçambique, alerta UNICEF

Em Moçambique existem mais de 1,8 milhões de órfãos, dos quais 600 mil cujos pais foram vítimas de VIH/SIDA, estima o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), que considera "urgente" o apoio social aos menores.

O número de órfãos de Moçambique foi hojeavançado pela UNICEF durante a cerimónia de abertura do Seminário Nacionalsobre Cuidados Alternativos, que decorre em Maputo durante os próximos 15 dias.

"A maior parte destas crianças vive emsituação de vulnerabilidade. No país, 15 mil crianças vivem em 155 centros portempo indeterminado. A maioria dos centros carece de condições mínimas dehigiene e segurança", disse Jesper Morch, representante da UNICEF.

No seu discurso, a ministra da Mulher e AçãoSocial de Moçambique, Iolinda Cintura, afirmou que "nos últimos anos, vaiaumentando, dia após dia, o número de crianças vivendo em situaçãodifícil", devido a problemas de orfandade e pobreza.

"Para garantirmos assistência social àscrianças, o Governo tem privilegiado o atendimento na família e na comunidade,deixando o atendimento institucional como última alternativa para as situaçõesque não encontram acolhimento na família própria ou substituta", disse aministra.

Nos últimos anos, o Ministério da Mulher eAção Social (MMAS) moçambicano identificou mais de 31 mil crianças em situaçãode vulnerabilidade e encaminhou para famílias próprias ou substitutas cerca de8.200.

"Ao nível de atendimento institucional,funcionam no nosso país 175 centros de acolhimento e infantários, albergandomais de 31.971 crianças em situação difícil", revelou Iolanda Cintura.

A ministra afirmou ainda que as crianças queestão em Centros de Acolhimento podem "ver o seu futurocomprometido".

"No Centro de Acolhimento, as criançasencontram um lar, um abrigo, mas não têm afeto, o carinho, e o convíviofamiliar, ambiente necessário e imprescindível para a sociabilização dacriança", disse.

O Seminário Nacional Sobre CuidadosAlternativos tem como objetivo a uniformização de intervenções no âmbito daintegração de crianças e é destinado a técnicos dos serviços sociaismoçambicanos.

Lusa

  • Perícias médico-legais às três brasileiras marcadas para segunda-feira

    País

    As autoridades vão na próxima segunda-feira fazer as perícias médico-legais aos três corpos encontrados numa fossa em Tires. Dinai Gomes, o principal suspeito de ter assassinado as mulheres brasileiras, está ao que tudo indica no Brasil. A PJ quer saber quem morreu primeiro e de que forma agiu o suspeito.

  • Cão não abandona caixão do dono que foi vítima do sismo em Itália

    Sismo em Itália

    Um cão permaneceu junto ao caixão do dono, que morreu na sequência do sismo que atingiu o centro de Itália. Este sábado, a Itália despediu-se de 35 das vítimas do sismo que abalou o país. Junto a um dos caixões estava um cão ao pé do dono. Ninguém sabe o nome dele, mas a imagem do animal, devoto ao dono mesmo após a morte, está a comover os internautas. O homem, cuja identidade é também desconhecida, foi colocado num caixão, junto a outros, num ginásio feito casa mortuária.

  • Onda de comoção em Itália

    Sismo em Itália

    Momentos de grande comoção e a incerta em relação ao futuro estão presentes nas cerimónias fúnebres das vítimas do sismo em Itália, como testemunharam os enviados da SIC, Catarina Neves e Rafael Homem.

    Enviados SIC

  • "Carro, carro, carro" foram as primeiras palavras de Ruben Cavaco depois do coma

    Agressões em Ponte de Sor

    No caso de Ponte de Sor, o semanário Expresso revela este sábado o que foi dito por Ruben Cavaco depois de ter saído do coma. O rapaz agredido pelos filhos do embaixador do Iraque disse e repetiu a palavra "Carro", o que volta a levantar a suspeita de que terá sido atropelado. Mas esta não é a única revelação, o jornal falou com três jovens do grupo que garantem que nunca tiveram qualquer intenção racista.

  • Veículos de emergência médica parados devido a falta de pessoal

    País

    O mês de agosto trouxe problemas ao normal funcionamento da emergência médica. Houve uma diminuição do número de trabalhadores do INEM, que obrigou à redução do horário de funcionamento de meios. Há veículos de emergência que estão parados e ambulâncias que estão a funcionar menos tempo do que seria normal.

  • "A União Europeia é um projeto falhado"

    Economia

    O conselheiro de Estado Francisco Louçã considerou este sábado que "a União Europeia é um projeto falhado" porque "representa o contrário do que prometeu", com o único argumento do poder de que é "preferível ser temido do que ser amado".

  • Portugal vai ter a primeira participante no concurso de beleza de transexuais

    País

    Portugal vai ter a primeira concorrente a participar num concurso internacional de beleza de transexuais.Sarah Inês Moreira, 29 anos, natural do Porto, decidiu participar na 4.ª edição do concurso Miss Trans Star Internacional 2016, o equivalente ao concurso de Miss Mundo, um evento que vai decorrer dia 17 de setembro em Barcelona (Espanha).

  • Pelo menos 15 civis mortos num bairro rebelde de Alepo

    Mundo

    ​Pelo menos 15 civis foram mortos e várias pessoas ficaram feridas por dois barris de explosivos lançados hoje pelo regime sírio num bairro rebelde da cidade de Alepo, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

  • Ponte colapsou numa das autoestradas mais movimentadas do Reino Unido

    Mundo

    No Reino Unido, em Kent, uma ponte colapsou numa das autoestradas mais movimentadas do país deixando uma pessoa ferida. De acordo com testemunhas, um camião colidiu com uma ponte pedonal que colapsou sobre a autoestrada. A pessoa ferida trata-se de um homem que seguia de bicicleta na ponte, mas as autoridades garantem que está fora de perigo.

  • Teste identifica 87% dos cancros de origem desconhecida

    Mundo

    Um estudo de investigação clínica, liderado pelo médico Manel Esteller, criou um teste epigenético de aplicação imediata que identifica 87% dos cancros de origem desconhecida, o que permite prescrever tratamentos específicos e aumentar a sobrevivência do doente.

  • Aboubakar apresentado no Besiktas

    Desporto

    O avançado camaronês Vincent Aboubakar foi este sábado oficialmente apresentado como reforço Besiktas, equipa da liga turca de futebol, à qual chega por empréstimo do FC Porto.