sicnot

Perfil

Mundo

Austrália sem planos para suspender buscas pelo MH370 da Malaysia Airlines

A  Austrália não tem planos para suspender a busca submarina do voo MH370 da Malaysia Airlines que desapareceu a 08 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo no oceano Índico, revelaram fontes oficiais.

Reuters

"Não há conversações para suspender as buscas", indicou, por email à agência Efe o gabinete de imprensa do ministro dos Transportes australianos, Warren Truss.

A mesma resposta precisa, contudo, que as "conversações se referem às buscas" e desmentem informações que davam conta que a Austrália, a China e a Malásia já consideram a suspensão das operações.

As autoridades australianas, que coordenam as buscas pela proximidade da alegada zona de queda do avião com o seu território, já verificaram cerca de 40% do fundo do mar entre os 60.000 quilómetros quadrados da denominada zona de prioridade.

Até ao momento, contudo, não foi localizado qualquer sinal do avião cujo desaparecimento representa um dos maiores mistérios da história da aviação civil e as autoridades australianas continuam "cautelosamente otimistas" sobre a possível localização.

Só "se não se conseguir encontrar o avião no final dos trabalhos previstos para maio de 2015 é que se vão realizar conversações entre a Austrália, Malásia, Indonésia e China e potencialmente outras partes para se decidirem os próximos passos", acrescentou o gabinete ministerial.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu a 08 de março do ano passado com 239 pessoas a bordo, a maior parte delas de nacionalidade chinesa, depois de mudar de rumo numa ação deliberada, segundo os peritos, após 40 minutos da descolagem de Kuala Lumpur em direção a Pequim.


  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Governo garante que programa de ajuda alimentar será executado em 2017
    2:56

    País

    O Governo não executou o programa europeu que, no ano passado, apoiou 400 mil portugueses e é acusado de ter desperdiçado este ano 28 milhões de euros em ajuda alimentar. O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, garante que o programa será executado em 2017 e que este ano serviu para tomar medidas no sentido dessa implementação.

  • Sol e calor teimam em ficar para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47