sicnot

Perfil

Mundo

Austrália sem planos para suspender buscas pelo MH370 da Malaysia Airlines

A  Austrália não tem planos para suspender a busca submarina do voo MH370 da Malaysia Airlines que desapareceu a 08 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo no oceano Índico, revelaram fontes oficiais.

Reuters

"Não há conversações para suspender as buscas", indicou, por email à agência Efe o gabinete de imprensa do ministro dos Transportes australianos, Warren Truss.

A mesma resposta precisa, contudo, que as "conversações se referem às buscas" e desmentem informações que davam conta que a Austrália, a China e a Malásia já consideram a suspensão das operações.

As autoridades australianas, que coordenam as buscas pela proximidade da alegada zona de queda do avião com o seu território, já verificaram cerca de 40% do fundo do mar entre os 60.000 quilómetros quadrados da denominada zona de prioridade.

Até ao momento, contudo, não foi localizado qualquer sinal do avião cujo desaparecimento representa um dos maiores mistérios da história da aviação civil e as autoridades australianas continuam "cautelosamente otimistas" sobre a possível localização.

Só "se não se conseguir encontrar o avião no final dos trabalhos previstos para maio de 2015 é que se vão realizar conversações entre a Austrália, Malásia, Indonésia e China e potencialmente outras partes para se decidirem os próximos passos", acrescentou o gabinete ministerial.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu a 08 de março do ano passado com 239 pessoas a bordo, a maior parte delas de nacionalidade chinesa, depois de mudar de rumo numa ação deliberada, segundo os peritos, após 40 minutos da descolagem de Kuala Lumpur em direção a Pequim.


  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.