sicnot

Perfil

Mundo

Fotos mostram presos brasileiros a fazer churrasco e a beber cerveja em cadeia da Baía

Reclusos brasileiros da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador da Baía, foram registados a fazer um churrasco e a beber cerveja, em fotos encontradas em telemóveis apreendidos em 2014 e divulgadas hoje pelo jornal Folha de São Paulo.  

© Paulo Whitaker / Reuters

Nas imagens, os reclusos posam, ao lado da carne e também de aparelhos de ginástica, dentro da penitenciária, considerada uma das cinco piores do Brasil. 

De acordo com o diário brasileiro, há prostituição de mulheres, que entram naquele estabelecimento como se fossem mulheres de presos. Na penitenciária, entrarão também refrigerantes e alimentos como frango e feijão, que são vendidos por alguns reclusos. 

A unidade prisional, que tem capacidade para 771 reclusos, está superlotada e abriga 1.315 homens. O Ministério Público Estadual instaurou uma investigação sobre as condições da penitenciária, ainda segundo a Folha de São Paulo. 

O Governo da Baía, responsável pela cadeia, informou que o Estado está "em situação bem melhor do que os demais Estados", e que há "um pouco de exagero" nas denúncias, citado pelo jornal.

Ainda de acordo com o Executivo Estadual, no passado já houve casos de divulgação de fotos "falsificadas ou antigas". 


Com Lusa
  • Jovens adoptados e filha do líder da IURD com versões diferentes dos acontecimentos
    4:06

    País

    Os jovens adoptados e a filha do bispo Edir Macedo, que alegadamente os adoptou, têm versões diferentes sobre o que aconteceu. Vera e Luís Katz garantem que foram adoptados por uma família norte-americana, com que viveram até aos 20 anos. Viviane Freitas, filha do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, conta que foi mãe das crianças durante três anos, apesar de lhe ter sido negada a adopção.

  • Cabecilha da seita Verdade Celestial é "mentiroso, egocêntrico e psicótico"
    2:22

    País

    O cabecilha da seita "Verdade Celestial" foi condenado a 23 anos de pena de prisão por abusos sexuais de crianças e adolescentes. O juiz diz que o cabecilha do grupo era mentiroso patológico, egocêntrico, impulsivo e com personalidade psicótica. Dos oito acusados, duas mulheres foram absolvidas e seis arguidos foram condenados a penas efetivas. A rede de abusadores foi desmantelada há dois anos, numa quinta de Palmela.

  • Mau tempo obriga ao cancelamento de centenas de voos na Europa
    1:21
  • Antigos quadros da Facebook declaram-se preocupados com efeitos da rede social

    Mundo

    Alguns dos antigos quadros da empresa Facebook estão a começar a exprimir sérias dúvidas sobre a rede social que ajudaram a criar, foi noticiado. A Facebook explora "uma vulnerabilidade na psicologia humana" para criar dependência entre os seus utilizadores, afirmou o primeiro presidente da empresa, Sean Parker, num fórum público.