sicnot

Perfil

Mundo

Começou julgamento do suspeito do duplo atentado de Boston

O julgamento do suspeito do duplo atentado de Boston perpetrado em 2013, Djokhar Tsarnaev, começou hoje no tribunal federal daquela cidade norte-americana do estado de Massachusetts (nordeste).

© Stringer . / Reuters

Djokhar Tsarnaev, um jovem muçulmano de 21 anos de origem chechena que se declarou inocente, arrisca a pena de morte por este duplo atentado, o mais grave nos Estados Unidos desde os ataques do 11 de setembro de 2001.

A 15 de abril de 2013, duas bombas artesanais explodiram junto da linha de chegada da popular maratona de Boston, matando três pessoas e ferindo outras 264.

Várias vítimas e familiares de vítimas, nomeadamente os pais de Martin Richard, um rapaz de oito anos que morreu nos atentados, quiseram presenciar o início do julgamento. A sala de audiências do tribunal federal de Boston ficou completamente cheia.

Djokhar Tsarnaev, que vivia nos Estados Unidos desde 2002 e que obteve a cidadania norte-americana em 2012, é acusado de ser responsável pelos atentados com o seu irmão mais velho Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, que acabou por ser morto alguns dias depois dos ataques durante uma perseguição policial.

O jovem declarou-se não culpado das 30 acusações federais relacionadas com os ataques e do assassinato de um agente da polícia na altura em que estava em fuga com o seu irmão mais velho.

Na terça-feira, as autoridades judiciais anunciaram que a defesa e a acusação tinham chegado a acordo sobre os 12 membros efetivos e os seis suplentes do júri que vai pronunciar-se sobre Tsarnaev.

A seleção do júri, que começou a 05 de janeiro, atrasou em mais de um mês o início do julgamento, que estava previsto para 26 de janeiro.

Entre as 18 pessoas selecionadas estão 10 mulheres e oito homens, segundo indicou o jornal The Boston Globe.



Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.