sicnot

Perfil

Mundo

Papa adverte que abandonar idosos é "pecado mortal"

O Papa advertiu hoje que abandonar os idosos é um "pecado mortal" e sem "honrar os idosos" não há "futuro para os jovens". 

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Alessandro Bianchi / Reuters

Francisco falava na audiência geral das quartas-feiras, perante milhares de fiéis concentrados na praça de São Pedro.

"Os idosos deviam ser para toda a sociedade uma reserva de sabedoria", sublinhou. 

"Os idosos são abandonados, não só em condições materiais precárias, mas também enfrentam numerosas dificuldades que devem ultrapassar para sobreviver numa sociedade que não quer a sua participação", declarou. 

O papa referiu que, graças ao progresso da medicina, "a vida humana aumentou, mas o coração não cresceu" perante a realidade dos idosos. 

Francisco denunciou a sociedade atual, referindo-se mais uma vez à "cultura do descartável", que "abandona os idosos" e onde muitos deles "vivem com angústia esta situação de abandono". 

"Os idosos são homens e mulheres, pais e mães, que estiveram antes de nós no nosso caminho, na nossa mesma casa, na nossa batalha quotidiana por uma vida boa. Homens e mulheres de quem recebemos muito", sublinhou. 

"O idoso não é um ser estranho, o idoso somos nós. Dentro de muito ou pouco (tempo), é inevitável. Se não aprendermos a tratar bem os idosos, assim seremos tratados", acrescentou. 

O papa frisou que uma sociedade "sem proximidade é uma sociedade perversa" e a Igreja, "fiel à palavra de Deus", não pode tolerar essa sociedade. 


Lusa
  • Esquerda contra a venda do Novo Banco
    1:51

    Economia

    O futuro do Novo Banco promete agitar a maioria de esquerda nas próximas semanas. O Bloco de Esquerda e o PCP estão contra os planos de privatização e insistem que a solução é nacionalizar o banco. O Bloco de Esquerda defende que privatizar 75% é o pior de dois mundos. Já o PCP diz que o banco deve ser integrado no setor público.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Pescador resgatado de um lago gelado na Estónia
    1:08
  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.