sicnot

Perfil

Mundo

Opositor russo Navalny sai da prisão determinado a continuar a lutar

O opositor russo Alexei Navalny, condenado em fevereiro a 15 dias de prisão por distribuir panfletos no metro de Moscovo, saiu hoje da prisão afirmando-se determinado a continuar a luta contra o Presidente, Vladimir Putin.

© Maxim Shemetov / Reuters

"Vamos prosseguir as nossas atividades", disse Navalny à saída do centro de detenção, no norte da capital russa.

Navalny, que terça-feira viu recusado um pedido para assistir ao funeral do opositor Boris Nemtsov, disse aos jornalistas que vai ainda hoje ao cemitério de Troiekurovskoie para uma última homenagem ao amigo e companheiro de luta morto a tiro no centro de Moscovo.

Acusado pelos 'media' pró-Kremlin de receber apoio do Ocidente para provocar uma mudança de regime na Rússia, Navalny foi condenado em 2014 a três anos e meio de pena suspensa por desvio de fundos, uma condenação criticada pela União Europeia, Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido e por organizações internacionais de defesa dos direitos humanos como a Amnistia Internacional.

Advogado e 'bloguer' carismático, Alexei Navalny tornou-se conhecido por denunciar a corrupção das elites russas e foi um dos organizadores das grandes manifestações de dezembro de 2011 pela demissão de Vladimir Putin, os maiores protestos antigovernamentais no país desde o fim da União Soviética.



Lusa
  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.