sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sul-coreana em buscas na casa do agressor do embaixador dos EUA

A polícia da Coreia do Sul iniciou hoje buscas na casa do homem que quinta-feira feriu o embaixador norte-americano em Seul e lhe provocou ferimentos na cara e numa mão.

Ahn Young-joon

Dezenas de agentes entraram, com uma ordem judicial, na casa de Kim Ki-jong, o agressor, onde também funciona o seu escritório no bairro de Seodaemun, na capital sul-coreana, tendo confiscado documentos e dispositivos de armazenamento de dados, revelou a polícia.


As autoridades policiais esperam conseguir encontrar objetos ou informações que expliquem o ataque e permitam determinar como este foi planeado, e se existem cúmplices.


Por outro lado, a justiça do país autorizou também a obtenção dos registos telefónicos de Kim Ki-jong e hoje deverá ser apresentada uma ordem de prisão que incluirá a acusação de tentativa de homicídio.


O agressor, de 55 anos, atacou o embaixador norte-americano numa cerimónia pública num centro de arte em frente da representação diplomática dos Estados Unidos.


Imediatamente após o ataque, Kim Ki-jong proclamou várias frases contra as manobras militares entre americanos e sul-coreanos que levaram a fortes protestos da Coreia do Norte.


O detido garantiu à polícia ter agido sozinho e que planeou o ataque há dez dias.


O caso do ataque ao embaixador é o primeiro a um representante norte-americano na Coreia do Sul e o segundo a um embaixador na capital da Coreia do Sul depois de em 2010 o mesmo Kim Ki-jong ter lançado um bloco de cimento contra um diplomata japonês sem que o objeto o tenha atingido.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22