sicnot

Perfil

Mundo

Polícia sul-coreana em buscas na casa do agressor do embaixador dos EUA

A polícia da Coreia do Sul iniciou hoje buscas na casa do homem que quinta-feira feriu o embaixador norte-americano em Seul e lhe provocou ferimentos na cara e numa mão.

Ahn Young-joon

Dezenas de agentes entraram, com uma ordem judicial, na casa de Kim Ki-jong, o agressor, onde também funciona o seu escritório no bairro de Seodaemun, na capital sul-coreana, tendo confiscado documentos e dispositivos de armazenamento de dados, revelou a polícia.


As autoridades policiais esperam conseguir encontrar objetos ou informações que expliquem o ataque e permitam determinar como este foi planeado, e se existem cúmplices.


Por outro lado, a justiça do país autorizou também a obtenção dos registos telefónicos de Kim Ki-jong e hoje deverá ser apresentada uma ordem de prisão que incluirá a acusação de tentativa de homicídio.


O agressor, de 55 anos, atacou o embaixador norte-americano numa cerimónia pública num centro de arte em frente da representação diplomática dos Estados Unidos.


Imediatamente após o ataque, Kim Ki-jong proclamou várias frases contra as manobras militares entre americanos e sul-coreanos que levaram a fortes protestos da Coreia do Norte.


O detido garantiu à polícia ter agido sozinho e que planeou o ataque há dez dias.


O caso do ataque ao embaixador é o primeiro a um representante norte-americano na Coreia do Sul e o segundo a um embaixador na capital da Coreia do Sul depois de em 2010 o mesmo Kim Ki-jong ter lançado um bloco de cimento contra um diplomata japonês sem que o objeto o tenha atingido.

Lusa

  • Pagar IMI a prestações e um Documento Único Automóvel mais pequeno

    País

    O programa Simplex + 2017 é apresentado hoje à tarde e recebeu mais de 250 propostas de cidadãos ao longo dos últimos meses. As novas medidas preveem o pagamento em prestações do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e a criação de um simulador de custos da Justiça, que devem estar em vigor no próximo ano.

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • "Toda a gente merece direitos iguais"
    0:14

    Mundo

    A polícia de Istambul montou cordões de segurança para dispersar a multidão que se juntou para a Marcha do Orgulho Gay, este domingo. O Governo proibiu a marcha por considerar que representa um risco para a segurança pública. Uma das ativistas fala numa decisão sem sentido, e diz que todas as pessoas merecem direitos iguais.

  • "Ela veio lá de fora e começou a atropelar as pessoas"
    0:43

    Mundo

    O atropelamento deste sábado em Newcastle, no Reino Unido, provocou pelo menos seis feridos. No local, as pessoas relatam momentos de pânico. Uma testemunha afirma que a condutora nunca perdeu o controlo do carro e que dirigiu intencionalmente contra a multidão.