sicnot

Perfil

Mundo

Primeira gravação de Elvis será reeditada em abril

A primeira gravação de Elvis Presley, feita num acetato em 1953, e que tinha ido a leilão em janeiro, foi adquirida pelo músico norte-americano Jack White, por 270.000 euros e será reeditada em vinil, em abril.

1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.

1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.

AP Images

De acordo com a revista Rolling Stone, o anónimo que, em janeiro, adquiriu aquela gravação, composta por dois temas, afinal era Jack White, músico, produtor e admirador de Elvis Presley, que planeia editar o registo a 18 de abril, no Record Store Day.

"My happiness" e o tema "That's when your heartaches begin" foram gravados a 18 de junho de 1953, nos Sun Studios, nos Estados Unidos. Elvis Presley, então com 18 anos, queria saber como soava a sua voz gravada e por isso pagou quatro dólares para registar as duas músicas num acetato de 78 rotações, para oferecer à mãe. 

Como a família não possuía gira-discos, Elvis Presley foi para casa de um amigo, Ed Leek, ouvir o disco e este ficou por lá durante sessenta anos. Foi a filha de Ed Leek que decidiu vendê-lo num leilão, que decorreu no passado dia 08 de janeiro, em Memphis, no dia em que Elvis Presley faria 80 anos.

Graceland, entidade gestora dos direitos de Elvis Presley, descreve "My happiness" como "uma parte do Santo Graal dos artefactos da história do rock n'roll".

Elvis Presley morreu em 1977, com 42 anos.

"My happiness" sairá pela Third Man Records, editora independente fundada em 2001 por Jack White e que conta sobretudo com edições em vinil. 



Lusa
  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.