sicnot

Perfil

Mundo

Primeira gravação de Elvis será reeditada em abril

A primeira gravação de Elvis Presley, feita num acetato em 1953, e que tinha ido a leilão em janeiro, foi adquirida pelo músico norte-americano Jack White, por 270.000 euros e será reeditada em vinil, em abril.

1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.

1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.

AP Images

De acordo com a revista Rolling Stone, o anónimo que, em janeiro, adquiriu aquela gravação, composta por dois temas, afinal era Jack White, músico, produtor e admirador de Elvis Presley, que planeia editar o registo a 18 de abril, no Record Store Day.

"My happiness" e o tema "That's when your heartaches begin" foram gravados a 18 de junho de 1953, nos Sun Studios, nos Estados Unidos. Elvis Presley, então com 18 anos, queria saber como soava a sua voz gravada e por isso pagou quatro dólares para registar as duas músicas num acetato de 78 rotações, para oferecer à mãe. 

Como a família não possuía gira-discos, Elvis Presley foi para casa de um amigo, Ed Leek, ouvir o disco e este ficou por lá durante sessenta anos. Foi a filha de Ed Leek que decidiu vendê-lo num leilão, que decorreu no passado dia 08 de janeiro, em Memphis, no dia em que Elvis Presley faria 80 anos.

Graceland, entidade gestora dos direitos de Elvis Presley, descreve "My happiness" como "uma parte do Santo Graal dos artefactos da história do rock n'roll".

Elvis Presley morreu em 1977, com 42 anos.

"My happiness" sairá pela Third Man Records, editora independente fundada em 2001 por Jack White e que conta sobretudo com edições em vinil. 



Lusa
  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • Primeiro eclipse solar 100% visível nos EUA em 38 anos
    0:40
  • Pyongyang acusa Washington de atirar "achas para a fogueira"
    1:47

    Mundo

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira exercícios militares conjuntos. As manobras militares procuram ensaiar respostas a uma hipotética invasão da Coreia do Norte. Pyongyang já reagiu e diz que Washington está a atirar "achas para a fogueira". 

  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.