sicnot

Perfil

Mundo

Primeira gravação de Elvis será reeditada em abril

A primeira gravação de Elvis Presley, feita num acetato em 1953, e que tinha ido a leilão em janeiro, foi adquirida pelo músico norte-americano Jack White, por 270.000 euros e será reeditada em vinil, em abril.

1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.

1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.

AP Images

De acordo com a revista Rolling Stone, o anónimo que, em janeiro, adquiriu aquela gravação, composta por dois temas, afinal era Jack White, músico, produtor e admirador de Elvis Presley, que planeia editar o registo a 18 de abril, no Record Store Day.

"My happiness" e o tema "That's when your heartaches begin" foram gravados a 18 de junho de 1953, nos Sun Studios, nos Estados Unidos. Elvis Presley, então com 18 anos, queria saber como soava a sua voz gravada e por isso pagou quatro dólares para registar as duas músicas num acetato de 78 rotações, para oferecer à mãe. 

Como a família não possuía gira-discos, Elvis Presley foi para casa de um amigo, Ed Leek, ouvir o disco e este ficou por lá durante sessenta anos. Foi a filha de Ed Leek que decidiu vendê-lo num leilão, que decorreu no passado dia 08 de janeiro, em Memphis, no dia em que Elvis Presley faria 80 anos.

Graceland, entidade gestora dos direitos de Elvis Presley, descreve "My happiness" como "uma parte do Santo Graal dos artefactos da história do rock n'roll".

Elvis Presley morreu em 1977, com 42 anos.

"My happiness" sairá pela Third Man Records, editora independente fundada em 2001 por Jack White e que conta sobretudo com edições em vinil. 



Lusa
  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.