sicnot

Perfil

Mundo

Avião Solar aterrou em Omã e completou primeira etapa da sua digressão mundial

O avião Solar Impulse 2 (SI2) aterrou hoje sem incidentes no sultanato de Omã, completando a primeira etapa de uma tentativa de dar a volta ao mundo sem utilizar combustível.  

© Ahmed Jadallah / Reuters

O avião experimental, com quatro motores a hélice movidos a energia elétrica produzida por painéis solares instalados nas asas, partiu às 07:12 (03:12 em Lisboa) de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, e chegou às 20:14 (16:14 em Lisboa) a Muscate, capital de Omã.  

O suíço André Borschberg esteve aos comandos da aeronave nesta primeira etapa, um voo de cerca de 13 horas para uma distância de cerca 400 quilómetros, cabendo ao seu compatriota Bertrand Piccard pilotar o avião na segunda etapa, prevista para terça-feira entre Muscate e Ahmedabad, na Índia.  

O SI é alimentado por mais de 17.000 células solares que revestem as suas asas de 72 metros, mais compridas que as de um Boeing 747 e quase tão compridas como as do gigante Airbus A380 mas, por ser concebido em fibra de carbono, pesa apenas 2,5 toneladas, menos de 1% do peso de um A380. 

A volta ao mundo do avião experimental, com 12 etapas programadas - incluindo uma etapa de cinco dias e cinco noites consecutivas de voo para atravessar o oceano Pacífico, da China até ao Hawai - é o culminar de 12 anos de investigação realizada por André Borschberg e Bertrand Piccard que, além da exploração científica, procuram transmitir uma mensagem política.  

"Queremos partilhar a nossa visão de um futuro mais limpo", disse Piccard antes da partida do avião, sublinhando que esta missão visa contribuir para a luta contra o aquecimento global através da promoção de "novas tecnologias verdes".


Lusa
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.