sicnot

Perfil

Mundo

Ofensiva militar mata 200 militantes do Boko Haram no Níger

A ofensiva militar lançada no fim de semana pelo Chade e pelo Níger conseguiu recuperar a cidade de Damask aos terroristas do Boko Haram, matando cerca de 200 militantes deste grupo radical, segundo uma fonte citada pela AFP.

© Stringer . / Reuters

De acordo com uma fonte dos serviços de segurança do Chad, a ofensiva militar terminou com o controlo de Damask, uma cidade na fronteira do Níger, pelo Boko Haram, que se prolongava desde novembro, havendo a registar 10 mortos entre os soldados do Chad e mais 20 feridos.


A ofensiva, que se seguiu a um ajuntamento de tropas no sul do Níger, abriu uma nova frente nos esforços regionais para aniquiliar o grupo islamita, cuja atividade nos últimos seis anos já ultrapassou as fronteiras da Nigéria, de onde o grupo é originário.


Esta ofensiva militar surge também na sequência de uma aliança entre o Boko Haram e o Estado Islâmico, anunciada numa mensagem áudio este fim de semana.


Mais de 13 mil pessoas morreram e cerca de 1,5 milhões estão desalojadas no seguimento das ações do Boko Haram desde 2009.


A coligação regional de combate a este grupo terrorista é um reflexo dos receios regionais sobre a segurança devido aos ataques que extravasam as fronteiras da Nigéria.


Lusa
  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..