sicnot

Perfil

Mundo

Ofensiva militar mata 200 militantes do Boko Haram no Níger

A ofensiva militar lançada no fim de semana pelo Chade e pelo Níger conseguiu recuperar a cidade de Damask aos terroristas do Boko Haram, matando cerca de 200 militantes deste grupo radical, segundo uma fonte citada pela AFP.

© Stringer . / Reuters

De acordo com uma fonte dos serviços de segurança do Chad, a ofensiva militar terminou com o controlo de Damask, uma cidade na fronteira do Níger, pelo Boko Haram, que se prolongava desde novembro, havendo a registar 10 mortos entre os soldados do Chad e mais 20 feridos.


A ofensiva, que se seguiu a um ajuntamento de tropas no sul do Níger, abriu uma nova frente nos esforços regionais para aniquiliar o grupo islamita, cuja atividade nos últimos seis anos já ultrapassou as fronteiras da Nigéria, de onde o grupo é originário.


Esta ofensiva militar surge também na sequência de uma aliança entre o Boko Haram e o Estado Islâmico, anunciada numa mensagem áudio este fim de semana.


Mais de 13 mil pessoas morreram e cerca de 1,5 milhões estão desalojadas no seguimento das ações do Boko Haram desde 2009.


A coligação regional de combate a este grupo terrorista é um reflexo dos receios regionais sobre a segurança devido aos ataques que extravasam as fronteiras da Nigéria.


Lusa
  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC