Identificadas nove galáxias anãs a orbitarem a Via Láctea

Astrónomos da universidade britânica de Cambridge anunciaram hoje a identificação de nove galáxias anãs a orbitarem a Via Láctea, uma descoberta chave para o avanço do conhecimento da matéria escura, substância invisível que mantém unidas as galáxias no Universo.

Uncredited

Trata-se da primeira deteção destes corpos celestes desde que, em 2005 e 2006, foram descobertas dezenas de galáxias anãs do mesmo tipo sobre o hemisfério norte terrestre.

Desta vez, as galáxias anãs, três delas bem definidas, foram identificadas sobre o hemisfério sul, perto das Nuvens de Magalhães (formadas por duas galáxias anãs irregulares, a Pequena Nuvem e a Grande Nuvem, satélites da Via Láctea), noticiou hoje a Universidade de Cambridge no seu portal.

As galáxias anãs ou galáxias satélites são as formações estelares mais pequenas e menos luminosas do Universo, que orbitam galáxias maiores, e podem chegar a ter apenas cinco mil estrelas, ao passo que a Via Láctea, na qual se localiza a Terra, tem centenas de mil milhões de estrelas.

A matéria escura, que compõe cerca de um quarto de toda a matéria e energia do Universo, manifesta a sua presença através dos efeitos gravitacionais que exerce sobre a matéria visível, como galáxias e estrelas.

Uma vez que as galáxias anãs são constituídas, em 99 por cento, por matéria escura e, em um por cento, por matéria visível, são consideradas ideais para testar se os modelos cosmológicos sobre a existência de matéria escura estão corretos.

Das nove galáxias anãs descobertas, a mais próxima encontra-se na região da constelação de Retículo, a 97 mil anos-luz da Terra, a meio caminho das Nuvens de Magalhães, enquanto a mais distante se localiza na constelação de Erídano, a 1,2 milhões de anos-luz.

"Talvez, em algum momento, foram satélites que orbitavam as Nuvens de Magalhães e acabaram sendo lançados para o exterior, pela interação da Pequena Nuvem de Magalhães e da Grande Nuvem de Magalhães. Ou talvez fizeram parte de um grupo gigantesco de galáxias que, juntamente com as Nuvens de Magalhães, estão a cair na direção da Via Láctea", admitiu um dos coautores do estudo, Wyn Evans, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge.

Os cientistas usaram os dados obtidos durante o primeiro ano de funcionamento do observatório de energia escura DES, um projeto de observação do céu do hemisfério sul em que participam instituições de investigação e universidades de Espanha, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Suíça e Estados Unidos.

Uma das ferramentas do DES é uma câmara capaz de fotografar o céu com um detalhe sem precedentes, e que está instalada num telescópio nos Andes, no Chile. Com ela, é possível detetar galáxias a oito mil milhões de anos-luz da Terra.

• Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

• Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

Liga Europa

A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

• "Não preciso de ajustar contas com ninguém"

O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

• Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco

Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

• PSD questiona funcionamento da Assembleia da República

Caso CGD

O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

• Marcelo rejeita discussões menores na banca

O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

• Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação

A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.