sicnot

Perfil

Mundo

Supremo Tribunal de Itália iliba Silvio Berlusconi no "caso Ruby"

O Supremo Tribunal de Itália confirmou hoje a absolvição, em sede de recurso, do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, pelo suposto abuso de poder e incitação à prostituição de menores no "Caso Ruby".

© Tony Gentile / Reuters

O Supremo confirmou assim a sentença de absolvição ditada na segunda instancia pelo Tribunal de Recurso de Milão, em julho de 2014, da qual recorreu a acusação em novembro passado.

Berlusconi, que já cumpriu uma pena de um ano de serviço comunitário por fraude fiscal no "caso Mediaset", foi condenado em primeira instância pelo Tribunal de Milão em 2013 no "caso Ruby", a sete anos de prisão, aos quais se juntava a proibição de voltar a exercer um cargo público.

O Tribunal considerou-o culpado, em junho de 2013, de manter relações sexuais com a jovem marroquina Karima El Marough, de apelido Ruby, quando esta ainda não tinha ainda 18 anos.

Berlusconi foi ainda acusado de abuso de poder, porque segundo a Justiça milanesa terá feito uso da sua posição política ao fazer um telefonema a uma comissária de Milão a pedir que Ruby, que fora detida por roubo, fosse posta em liberdade.

Após quase 10 horas os magistrados do Supremo decidiram concordar com a decisão do Tribunal de Recurso milanês, que determinou que Berlusconi não tinha que saber na altura que a jovem era menor de idade.

A sentença põe fim a uma longa saga judicial e deixa também aberta a porta para que Berlusconi, de 78 anos, possa voltar à vida política.








Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.