sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,6 na Colômbia danificou cerca de 200 casas e vários edifícios

Cerca de 200 casas e vários edifícios e infraestruturas, incluindo hospitais, igrejas e centros comerciais, foram afetados pelo sismo de 6,6 na escala de Richter que sacudiu, esta terça-feira, a Colômbia, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais.

© STRINGER Colombia / Reuters

O sismo, que ocorreu às 15:55 locais (20:55 em Lisboa) e durou 15 segundos, teve o epicentro localizado a 161 quilómetros de profundidade em Mesa de los Santos, zona de grande atividade sísmica, na província de Santander, no leste do país.

Esta província foi a que registou os maiores danos materiais, nomeadamente em edifícios como a câmara de Bucaramanga, a capital regional, e o aeroporto Palonegro, onde o abalo partiu os vidros das janelas da torre de controlo, segundo a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

Em Mesa de los Santos ficaram danificadas 13 casas e a igreja, de acordo com a UNGRD. Mais graves foram os danos em Betulia, na mesma província, onde 140 casas e o hospital da localidade foram afetados.

Danos em casas e outras edificações foram registados também nas localidades de Matanza, El Playón, Barrancabermeja, Vélez, Lebrija, Socorro e Floridablanca. Em Barichara, também o hospital sofreu danos. 

O relatório da UNGRD acrescenta que no vizinho departamento do Norte de Santander duas estradas ficaram interditas devido a deslizamentos de terra, perto dos municípios de Ocaña e Pamplona.

O sismo foi sentido em 17 dos 32 departamentos colombianos, assim como em Bogotá, onde seis edifícios residenciais ficaram com fissuras na sua estrutura, de acordo com as autoridades.


Lusa/Fim
  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.