sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,6 na Colômbia danificou cerca de 200 casas e vários edifícios

Cerca de 200 casas e vários edifícios e infraestruturas, incluindo hospitais, igrejas e centros comerciais, foram afetados pelo sismo de 6,6 na escala de Richter que sacudiu, esta terça-feira, a Colômbia, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais.

© STRINGER Colombia / Reuters

O sismo, que ocorreu às 15:55 locais (20:55 em Lisboa) e durou 15 segundos, teve o epicentro localizado a 161 quilómetros de profundidade em Mesa de los Santos, zona de grande atividade sísmica, na província de Santander, no leste do país.

Esta província foi a que registou os maiores danos materiais, nomeadamente em edifícios como a câmara de Bucaramanga, a capital regional, e o aeroporto Palonegro, onde o abalo partiu os vidros das janelas da torre de controlo, segundo a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

Em Mesa de los Santos ficaram danificadas 13 casas e a igreja, de acordo com a UNGRD. Mais graves foram os danos em Betulia, na mesma província, onde 140 casas e o hospital da localidade foram afetados.

Danos em casas e outras edificações foram registados também nas localidades de Matanza, El Playón, Barrancabermeja, Vélez, Lebrija, Socorro e Floridablanca. Em Barichara, também o hospital sofreu danos. 

O relatório da UNGRD acrescenta que no vizinho departamento do Norte de Santander duas estradas ficaram interditas devido a deslizamentos de terra, perto dos municípios de Ocaña e Pamplona.

O sismo foi sentido em 17 dos 32 departamentos colombianos, assim como em Bogotá, onde seis edifícios residenciais ficaram com fissuras na sua estrutura, de acordo com as autoridades.


Lusa/Fim
  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.