sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,6 na Colômbia danificou cerca de 200 casas e vários edifícios

Cerca de 200 casas e vários edifícios e infraestruturas, incluindo hospitais, igrejas e centros comerciais, foram afetados pelo sismo de 6,6 na escala de Richter que sacudiu, esta terça-feira, a Colômbia, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais.

© STRINGER Colombia / Reuters

O sismo, que ocorreu às 15:55 locais (20:55 em Lisboa) e durou 15 segundos, teve o epicentro localizado a 161 quilómetros de profundidade em Mesa de los Santos, zona de grande atividade sísmica, na província de Santander, no leste do país.

Esta província foi a que registou os maiores danos materiais, nomeadamente em edifícios como a câmara de Bucaramanga, a capital regional, e o aeroporto Palonegro, onde o abalo partiu os vidros das janelas da torre de controlo, segundo a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

Em Mesa de los Santos ficaram danificadas 13 casas e a igreja, de acordo com a UNGRD. Mais graves foram os danos em Betulia, na mesma província, onde 140 casas e o hospital da localidade foram afetados.

Danos em casas e outras edificações foram registados também nas localidades de Matanza, El Playón, Barrancabermeja, Vélez, Lebrija, Socorro e Floridablanca. Em Barichara, também o hospital sofreu danos. 

O relatório da UNGRD acrescenta que no vizinho departamento do Norte de Santander duas estradas ficaram interditas devido a deslizamentos de terra, perto dos municípios de Ocaña e Pamplona.

O sismo foi sentido em 17 dos 32 departamentos colombianos, assim como em Bogotá, onde seis edifícios residenciais ficaram com fissuras na sua estrutura, de acordo com as autoridades.


Lusa/Fim
  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC