sicnot

Perfil

Mundo

Sismo de 6,6 na Colômbia danificou cerca de 200 casas e vários edifícios

Cerca de 200 casas e vários edifícios e infraestruturas, incluindo hospitais, igrejas e centros comerciais, foram afetados pelo sismo de 6,6 na escala de Richter que sacudiu, esta terça-feira, a Colômbia, sem causar vítimas, informaram fontes oficiais.

© STRINGER Colombia / Reuters

O sismo, que ocorreu às 15:55 locais (20:55 em Lisboa) e durou 15 segundos, teve o epicentro localizado a 161 quilómetros de profundidade em Mesa de los Santos, zona de grande atividade sísmica, na província de Santander, no leste do país.

Esta província foi a que registou os maiores danos materiais, nomeadamente em edifícios como a câmara de Bucaramanga, a capital regional, e o aeroporto Palonegro, onde o abalo partiu os vidros das janelas da torre de controlo, segundo a Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD).

Em Mesa de los Santos ficaram danificadas 13 casas e a igreja, de acordo com a UNGRD. Mais graves foram os danos em Betulia, na mesma província, onde 140 casas e o hospital da localidade foram afetados.

Danos em casas e outras edificações foram registados também nas localidades de Matanza, El Playón, Barrancabermeja, Vélez, Lebrija, Socorro e Floridablanca. Em Barichara, também o hospital sofreu danos. 

O relatório da UNGRD acrescenta que no vizinho departamento do Norte de Santander duas estradas ficaram interditas devido a deslizamentos de terra, perto dos municípios de Ocaña e Pamplona.

O sismo foi sentido em 17 dos 32 departamentos colombianos, assim como em Bogotá, onde seis edifícios residenciais ficaram com fissuras na sua estrutura, de acordo com as autoridades.


Lusa/Fim
  • Ricardo Salgado constituído arguido no processo EDP

    País

    Ricardo Salgado foi constituído arguido no processo EDP. Uma notícia confirmada pela defesa do antigo banqueiro. A defesa de Ricardo Salgado diz ser falsa e despropositada a tese do Ministério Público e nega que o banqueiro tenha participado num suposto ato de corrupção em benefício do GES e da EDP.

  • Quase 200 queixas por dia sobre serviços de saúde em 2017
    1:46

    País

    Foram apresentadas, em 2017, quase 200 queixas por dia sobre o funcionamento dos serviços de saúde públicos e privados. As questões administrativas e os tempos de espera foram as principais razões das mais de 70 mil reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde.

  • Fim de semana com chuva e descida da temperatura

    País

    A chuva regressa hoje a Portugal continental e permanece pelo menos até ao início da semana, prevendo-se ainda uma descida da temperatura máxima entre 04 a 06 graus Celsius, disse à Lusa a meteorologista Cristina Simões.

  • O projeto pioneiro que apoia crianças com doenças incuráveis
    3:30

    País

    A única unidade de cuidados paliativos pediátricos do país situa-se em São Mamede de Infesta. Inaugurado há quase dois anos, pelo Kastelo, há passaram 68 crianças com doenças incuráveis. A instituição lançou agora uma campanha de donativos para construir um parque aquático.