sicnot

Perfil

Mundo

Acidente entre embarcação e baleia mata turista no México

Uma baleia embateu contra uma pequena embarcação que fazia observação de cetáceos na cidade mexicana de Cabo San Lucas, provocando a morte de uma turista, informaram hoje as autoridades locais, sem revelar a nacionalidade da vítima.

PROFEPA / HANDOUT

O acidente ocorreu na quarta-feira quando um grupo de nove pessoas regressava de uma visita à Baía de Santa Maria a bordo de uma embarcação pneumática.

A empresa responsável pela embarcação explicou que foram realizadas manobras para evitar a colisão com a baleia, que acabaria por embater contra um dos lados da pequena embarcação.

Uma turista caiu à água e acabaria por morrer "apesar de ter recebido os primeiros socorros no local e de ter sido transportada para um hospital local", informou a Procuradoria Federal de Proteção Ambiental (Profepa). 

O acidente também provocou ferimentos a outro turista que estava a bordo da embarcação.

As autoridades locais não revelaram a identidade ou a idade da vítima mortal, mas vários meios de comunicação social avançaram que a vítima tinha nacionalidade canadiana.

A Profepa informou ainda que abriu uma investigação para apurar as causas do acidente e sobre o modo de atuação da empresa responsável pela embarcação.

Lusa
  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite