sicnot

Perfil

Mundo

Islândia retira candidatura de adesão à União Europeia

A Islândia anunciou hoje ter retirado a sua candidatura de adesão à União Europeia, dois anos depois de o Governo eurocético ter chegado ao poder e prometido colocar um ponto final no processo iniciado em 2009.

© Stringer . / Reuters

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Gunnar Bragi Sveinsson, indiciou, em comunicado divulgado à imprensa, ter comunicado a decisão à Letónia, que preside à União Europeia, e informado a Comissão Europeia.

Em fevereiro do ano passado, o Governo eurocético islandês suspendeu as negociações para a adesão à União Europeia, cumprindo as promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2013.

A Islândia mantém há anos um conflito com a União Europeia devido às quotas de pesca.

O conflito agravou-se quando a União Europeia ameaçou impor sanções comerciais, se a Islândia não reduzisse a sua quota de cavala, e o executivo de Reiquejavique anunciou a suspensão das negociações por tempo indeterminado.

Lusa
  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.