sicnot

Perfil

Mundo

Japão regista quase 25.500 suicídio em 2014, menos 6,8% que no ano anterior

O Japão registou, ao longo do ano passado, 25.427 suicídios, um número significativo face ao seu universo populacional, mas ainda assim 6,8% inferior a 2013, indicam dados oficiais hoje divulgados.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Yuya Shino / Reuters

Segundo os dados revelados pela Agência Nacional de Polícia, em 2014, o número de suicídios caiu pelo quinto ano consecutivo, e ficou abaixo dos 30.000 casos pelo terceiro ano consecutivo.

 

Metade dos casos foi atribuída pela polícia "a problemas mentais ou doenças".

 

O número de suicídios no Japão era inferior a 26.000 entre 1978 - quando as autoridades começaram a compilar os dados - e 1997. Contudo, a partir desse ano excedeu os 30.000 durante 14 anos consecutivos.

 

O Japão, com 126 milhões de habitantes, figura entre os 10 países com a taxa de suicídio mais elevada do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, que cifra em 20,7 o número de ocorrências por ano por cada cem mil habitantes.


Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.