sicnot

Perfil

Mundo

Mulheres ultra-ortodoxas formam partido em Israel

Em Israel, um grupo de mulheres ultra-ortodoxas formou um partido e está na corrida para as eleições da próxima semana. Num corte radical com as tradições da comunidade, as candidatas promovem uma campanha dirigida às mulheres e às suas necessidades, que dizem ser negligenciadas. 

© Ronen Zvulun / Reuters

O B'Zchutan é um pequeno partido de entre os muitos que concorrem às eleições para o parlamento israelita (Knesset) que têm lugar na próxima semana. O nome do partido significa "Graças a elas" e tem como bandeiras políticas reformar o tribunal rabínico e certificar-se de que os direitos das mulheres são devidamente assegurados, incluindo o tratamento justo destas nos processos de divórcio.

São nove candidatas que concorrem no próximo dia 17 de março a um lugar no parlamento. Sondagens recentes apontam para que o partido tenha poucas hipóteses de conseguir votos suficientes para conseguir a eleição.


Até hoje, apenas uma mulher haredi, Racheli Ibenboim, teve assento no parlamento, representando o partido de esquerda, Meretz. Em 2013, viu-se obrigada a abandonar o posto, depois da sua família ter sido alvo de ameaças por parte da comunidade.





  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10