sicnot

Perfil

Mundo

Religiosa cristã de 71 anos sofre violação coletiva na Índia

Um religiosa cristã de 71 anos foi vítima de uma violação coletiva na Índia, num ataque que coloca novamente em evidência a violência sexual contras as mulheres e contra as minorias cristãs naquele país. 

AP

A violação aconteceu durante um assalto na sexta-feira à noite, no estado de Bengala Ocidental, perto da cidade de Ranaghat, que fica a 70 quilómetros de Calcutá.

Um grupo entrou na escola, adjacente a um convento, e saquearam as instalações, segundo a polícia local.

Os assaltantes amordaçaram um guarda antes de agredir a religiosa. Levaram dinheiro, um computador portátil e um telemóvel. 

Quatro dos seis agressores foram identificados graças às imagens das câmaras de vigilância. Uma recompensa de 100 mil rupias (1.500 euros) está a ser oferecida para quem der informações sobre os suspeitos.

A religiosa está internada num hospital de Ranaghat.

"Mesmo que se diga que foi um incidente isolado, o ambiente era propício para este tipo de ataque. Simplesmente não se pode ignorar com alegações de que se trata de um incidente isolado", disse o porta-voz da diocese de Nova Deli, o padre Savarimuthu Sankar.

Cerca de 80% da população indiana é hindu, mas o país tem um número importante de muçulmanos, cristãos e budistas.

A agressão que sofreu a religiosa é a mais recente de uma série de casos de violência sexual contra as mulheres na Índia.

A questão da violação tornou-se mais sensível na Índia depois de um caso ocorrido em 2012, quando uma estudante foi vítima de uma violação coletiva num autocarro, em Nova Deli, e acabou por morrer devido aos ferimentos que lhe foram provocados, demonstrando a agressividade do ataque.


LUSA
  • "O fogo chegou de repente. Foi um demónio"
    2:15

    País

    Os fogos mais violentos começaram na Lousã, no distrito de Coimbra, e o cenário é desolador. Casas e empresas foram totalmente destruídas. Paulo Carvalho era dono de uma carpintaria, que foi reduzida a um monte de escombros.

  • O testemunho emocionado de quem perdeu quase tudo
    2:10

    País

    As autoridades confirmaram a morte de oito pessoas no concelho de Vouzela. Agora é tempo de fazer o luto e tentar reerguer o que foi destruído pelo fogo. Os testemunhos emocionados dos moradores e do autarca relatam a destruição deixada pelas chamas. Custódia perdeu quase tudo. José teve de comprar um gerador para continuar a dar de beber às galinhas.

  • Houve "erros defensivos que normalmente a equipa não comete"
    0:38

    Desporto

    No final do jogo, quando questionado sobre a ausência de Casillas no onze do FC Porto, Sérgio Conceição referiu que a equipa apresentada era aquela que lhe oferecia garantias. Quanto ao jogo, o treinador portista reconheceu que a equipa cometeu vários erros defensivos.

  • "Cometemos erros e há que tentar corrigi-los"
    0:41

    Desporto

    No final do jogo em Leipzig, Iván Marcano desvalorizou a ausência de Iker Casillas e entendeu que o facto de o guarda-redes ter ficado no banco não teve impacto na equipa. Já sobre o jogo, o central espanhol garantiu que não correu da forma como os jogadores esperavam.

  • Norte-americana foi à discoteca e tornou-se princesa

    Mundo

    A história de Ariana Austin é quase como um conto de fadas moderno. A jovem vai até ao baile, onde conhece o seu príncipe. Só que a norte-americana foi a uma discoteca e, na altura, não sabia que Joel Makonnen era na verdade um príncipe da Etiópia e que casaria com ele 12 anos depois, tornando-se também ela numa princesa.