sicnot

Perfil

Mundo

Religiosa cristã de 71 anos sofre violação coletiva na Índia

Um religiosa cristã de 71 anos foi vítima de uma violação coletiva na Índia, num ataque que coloca novamente em evidência a violência sexual contras as mulheres e contra as minorias cristãs naquele país. 

AP

A violação aconteceu durante um assalto na sexta-feira à noite, no estado de Bengala Ocidental, perto da cidade de Ranaghat, que fica a 70 quilómetros de Calcutá.

Um grupo entrou na escola, adjacente a um convento, e saquearam as instalações, segundo a polícia local.

Os assaltantes amordaçaram um guarda antes de agredir a religiosa. Levaram dinheiro, um computador portátil e um telemóvel. 

Quatro dos seis agressores foram identificados graças às imagens das câmaras de vigilância. Uma recompensa de 100 mil rupias (1.500 euros) está a ser oferecida para quem der informações sobre os suspeitos.

A religiosa está internada num hospital de Ranaghat.

"Mesmo que se diga que foi um incidente isolado, o ambiente era propício para este tipo de ataque. Simplesmente não se pode ignorar com alegações de que se trata de um incidente isolado", disse o porta-voz da diocese de Nova Deli, o padre Savarimuthu Sankar.

Cerca de 80% da população indiana é hindu, mas o país tem um número importante de muçulmanos, cristãos e budistas.

A agressão que sofreu a religiosa é a mais recente de uma série de casos de violência sexual contra as mulheres na Índia.

A questão da violação tornou-se mais sensível na Índia depois de um caso ocorrido em 2012, quando uma estudante foi vítima de uma violação coletiva num autocarro, em Nova Deli, e acabou por morrer devido aos ferimentos que lhe foram provocados, demonstrando a agressividade do ataque.


LUSA
  • Quatro pessoas assassinadas em Barcelos

    País

    Quatro pessoas, entre elas uma grávida, foram assassinadas hoje em Tamel, no concelho de Barcelos. As vítimas terão sido esfaqueadas e o suspeito já se entregou.

    Em desenvolvimento

  • Défice de 2016 fica nos 2,1%

    Economia

    O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB em 2016, em linha com o previsto pelo Governo. É o valor mais baixo em democracia. Está aberto o caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos.

    Em desenvolvimento

  • Libertado o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak

    Mundo

    O ex-Presidente egípcio foi libertado hoje, depois de ter sido absolvido por um tribunal de recurso, no início deste mês. Hosni Mubarak estava agora confinado a um hospital militar. O antigo chefe de Estado tinha sido condenado em 2012 pela morte de manifestantes nos protestos da Primavera Árabe.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • "Nós aceitamos sempre os resultados das eleições"
    1:07

    País

    Durante a reunião do Conselho Nacional em Lisboa, o líder dos sociais-democratas garantiu que o partido tem fair-play mas disse que está nas eleições autárquicas para ganhar. Pedro Passos Coelho acrescentou ainda que o PSD aceita sempre os resultados das eleições.

  • Menina "rouba" chapéu ao Papa
    0:27
  • Data e local da canonização serão anunciados a 20 de abril
    2:23

    País

    O Papa aprovou esta quinta-feira o decreto que valida o milagre atribuído a Francisco e Jacinta. A data e local da cerimónia da canonização dos pastorinhos serão anunciados a 20 de abril, na reunião de cardeais no Vaticano. O Bispo de Leiria/Fátima acredita que a cerimónia possa ser a 13 de maio, durante a visita do Papa a Fátima.