sicnot

Perfil

Mundo

Empresa MSC Cruzeiros anuncia que passageiros desaparecidos na Tunísia estão a salvo

A empresa italiana MSC Cruzeiros informou esta quinta-feira que os dois passageiros que ainda estavam dados como desaparecidos, após o ataque de quarta-feira no Museu Nacional do Bardo, em Tunes (Tunísia), foram localizados sãos e salvos.

Dois dos feridos encontram-se "em estado grave", segundo a MSC Cruzeiros.

Dois dos feridos encontram-se "em estado grave", segundo a MSC Cruzeiros.

© Zoubeir Souissi / Reuters

A companhia precisou num comunicado que os passageiros em questão são um jovem casal espanhol, Cristina Rubio Benlloch e Juan Carlos Sanchez Oltra, que passou a noite escondido no interior do museu. O casal viajava a bordo do MSC Splendida.

"A mulher, grávida, foi de imediato transportada para o hospital, onde permaneceu em observação. Tanto ela como a criança encontram-se bem", indicou a nota informativa. 

Anteriormente, a companhia tinha informado que seis passageiros do navio MSC Splendida não tinham regressado a bordo da embarcação, que entretanto abandonou o porto de Tunes com destino a Barcelona. 

No mesmo comunicado, a empresa confirmou "com profunda tristeza" e com base nas últimas atualizações que 12 passageiros da MSC Cruzeiros perderam a vida no ataque (2 colombianos, 3 franceses, 3 japoneses, 2 espanhóis, 1 britânico e 1 belga) e que 13 ficaram feridos (1 belga, 7 franceses, 4 japoneses e 1 sul-africano). 

Dois dos feridos encontram-se "em estado grave", segundo a MSC Cruzeiros.

A companhia de cruzeiros acrescentou que o presidente executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago, está na capital tunisina para falar com os feridos e as respetivas famílias, de forma a assegurar a assistência necessária, bem como para contactos com a ministra do Turismo tunisina, Salma Elloumi Rekik.  

Durante a reunião, a ministra tunisina confirmou, segundo a MSC Cruzeiros, que um total de 20 pessoas de nacionalidade estrangeira perdeu a vida no ataque de quarta-feira, sete das quais não foram ainda identificadas.    

O ataque, perpetrado por dois homens com armas automáticas, foi hoje reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Numa mensagem áudio, colocada em 'sites' islamitas, o grupo 'jihadista' ameaçou lançar mais ataques na Tunísia.

Lusa
  • ONU solidária com a Tunísia
    0:18

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas apresentou condolências às famílias das vítimas do ataque na Tunísia e mostrou-se solidário para com o povo tunisino. Através do seu porta-voz, Ban Ki-moon lamentou o ataque e a perda de vidas humanas.

  • Dois turistas espanhóis encontrados a salvo no museu da Tunísia

    Mundo

    Dois turistas espanhóis foram encontrados esta quinta-feira de manhã no museu do Bardo, em Tunes, após terem passado a noite escondidos no local, revelou a proteção civil tunisina. Dezassete turistas foram mortos na quarta-feira num ataque ao museu por dois homens com armas automáticas, que acabaram por ser abatidos pela polícia. 

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.