sicnot

Perfil

Mundo

Vítima dos atentados do 11 de setembro identificada após 14 anos

Uma vítima norte-americana dos atentados do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque foi formalmente identificada pelas autoridades, quase 14 anos depois dos ataques, foi hoje divulgado.

© Reuters Photographer / Reuter

O serviço médico legista de Nova Iorque divulgou hoje que a vítima é um homem de 26 anos oriundo do Estado vizinho de New Jersey (leste dos Estados Unidos), identificado como Matthew David Yarnell.

A vítima foi identificada através de novos testes de ADN realizados aos restos mortais que foram descobertos durante as primeiras operações de recuperação de vestígios junto ao local do World Trade Center (WTC), um dos alvos dos atentados de 2001.

Apenas 60% das 2.753 pessoas desaparecidas nos atentados foram até hoje formalmente identificadas, através de testes a 21.906 restos humanos que foram encontrados no local onde estavam anteriormente as torres do WTC, que acabaram por colapsar. Mais de 7.703 destes restos humanos não podem ser identificados.

Devido a uma promessa que foi feita às famílias das vítimas, as autoridades continuam a realizar testes. Os progressos científicos permitiram nos últimos anos realizar uma série de novas identificações.

A 11 de setembro de 2001, dezanove elementos da rede terrorista Al-Qaida perpetraram ataques coordenados, incluindo o sequestro de dois aviões de passageiros que embateram contra as torres do WTC. 

Um terceiro avião embateu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa norte-americano, em Washington, enquanto um quarto aparelho caiu num campo na Pensilvânia (este), quando os passageiros tentaram impedir os terroristas de o controlar.







Lusa
  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.