sicnot

Perfil

Mundo

Vítima dos atentados do 11 de setembro identificada após 14 anos

Uma vítima norte-americana dos atentados do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque foi formalmente identificada pelas autoridades, quase 14 anos depois dos ataques, foi hoje divulgado.

© Reuters Photographer / Reuter

O serviço médico legista de Nova Iorque divulgou hoje que a vítima é um homem de 26 anos oriundo do Estado vizinho de New Jersey (leste dos Estados Unidos), identificado como Matthew David Yarnell.

A vítima foi identificada através de novos testes de ADN realizados aos restos mortais que foram descobertos durante as primeiras operações de recuperação de vestígios junto ao local do World Trade Center (WTC), um dos alvos dos atentados de 2001.

Apenas 60% das 2.753 pessoas desaparecidas nos atentados foram até hoje formalmente identificadas, através de testes a 21.906 restos humanos que foram encontrados no local onde estavam anteriormente as torres do WTC, que acabaram por colapsar. Mais de 7.703 destes restos humanos não podem ser identificados.

Devido a uma promessa que foi feita às famílias das vítimas, as autoridades continuam a realizar testes. Os progressos científicos permitiram nos últimos anos realizar uma série de novas identificações.

A 11 de setembro de 2001, dezanove elementos da rede terrorista Al-Qaida perpetraram ataques coordenados, incluindo o sequestro de dois aviões de passageiros que embateram contra as torres do WTC. 

Um terceiro avião embateu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa norte-americano, em Washington, enquanto um quarto aparelho caiu num campo na Pensilvânia (este), quando os passageiros tentaram impedir os terroristas de o controlar.







Lusa
  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.