sicnot

Perfil

Mundo

Vítima dos atentados do 11 de setembro identificada após 14 anos

Uma vítima norte-americana dos atentados do 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque foi formalmente identificada pelas autoridades, quase 14 anos depois dos ataques, foi hoje divulgado.

© Reuters Photographer / Reuter

O serviço médico legista de Nova Iorque divulgou hoje que a vítima é um homem de 26 anos oriundo do Estado vizinho de New Jersey (leste dos Estados Unidos), identificado como Matthew David Yarnell.

A vítima foi identificada através de novos testes de ADN realizados aos restos mortais que foram descobertos durante as primeiras operações de recuperação de vestígios junto ao local do World Trade Center (WTC), um dos alvos dos atentados de 2001.

Apenas 60% das 2.753 pessoas desaparecidas nos atentados foram até hoje formalmente identificadas, através de testes a 21.906 restos humanos que foram encontrados no local onde estavam anteriormente as torres do WTC, que acabaram por colapsar. Mais de 7.703 destes restos humanos não podem ser identificados.

Devido a uma promessa que foi feita às famílias das vítimas, as autoridades continuam a realizar testes. Os progressos científicos permitiram nos últimos anos realizar uma série de novas identificações.

A 11 de setembro de 2001, dezanove elementos da rede terrorista Al-Qaida perpetraram ataques coordenados, incluindo o sequestro de dois aviões de passageiros que embateram contra as torres do WTC. 

Um terceiro avião embateu contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa norte-americano, em Washington, enquanto um quarto aparelho caiu num campo na Pensilvânia (este), quando os passageiros tentaram impedir os terroristas de o controlar.







Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.