sicnot

Perfil

Mundo

Criança de quase dois anos sobrevive após estar inanimada durante uma hora e 41 minutos

Uma criança de quase dois anos foi reanimada, depois de ter caído num ribeiro perto da sua casa. Segundo o ABC News, Gardell Martin estava a brincar com os irmãos quando o acidente aconteceu perto da propriedade dos pais, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

© Hugh Gentry / Reuters

Gardell Martin foi retirado de um ribeiro gelado depois de ter estado desaparecido por, aproximadamente, 20 minutos, de acordo com a mãe, Rose Martin. Quando um vizinho encontrou Gardell, o rapaz estava inanimado e de cara para cima, na água.

As equipas de emergência começaram logo a fazer a reanimação cardiorrespiratória e continuaram o processo enquanto transportavam Gardell para o Hospital Pediátrico de Geisinger's Janet Weis. Já no hospital, a criança foi levada para os cuidados intensivos.

"Algumas coisas estavam a favor", disse Rose Martin ao ABC News. "A água fria ajudou a preservar os órgãos e o cérebro".

O hospital confirmou que a temperatura do corpo de Gardell estava gelada. Durante as manobra de reanimação, os médicos tentaram aquecer o corpo do rapaz e fazer com o que o coração começasse a trabalhar. Após 101 minutos, houve, finalmente, pulsação.

"Nos meus 23 anos de trabalho, nunca tinha visto uma reanimação depois de uma hora e 41 minutos", afirmou o pediatra Frank Maffei.

  • Chuva deixa em alerta 12 distritos do continente

    País

    Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

  • Parceiros sociais retomam hoje discussão sobre legislação laboral

    Economia

    Os parceiros sociais retomam esta tarde a discussão sobre as alterações à legislação laboral nas áreas do combate à precariedade, promoção da negociação coletiva e reforço da inspeção do trabalho. No encontro, marcado para as 15:00 no Conselho Económico e Social (CES), em Lisboa, o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, deverá apresentar um novo documento com alterações face ao que foi proposto aos parceiros sociais há dois meses.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • A experiência de um embaixador português na Coreia do Norte
    2:58

    País

    A Coreia do Norte tem o maior orçamento militar do mundo e o seu arsenal nuclear acaba por dar-lhe acesso a uma possível cimeira com os Estados Unidos. A pobreza e o culto da personalidade foram testemunhados pelo embaixador, José Manuel de Jesus, que visitou várias vezes Pyongyang.

  • EUA expulsa dois diplomatas venezuelanos e dá-lhes 48 horas para deixarem o país

    Mundo

    Os Estados Unidos anunciaram, na quarta-feira, a expulsão de dois diplomatas venezuelanos, aos quais deu um prazo de 48 horas para sairem do país. A decisão é a resposta ao anúncio de Presidente da Venezuela de expulsar o encarregado de negócios e o chefe da secção política da embaixada dos Estados Unidos em Caracas, Todd Robinson e Brian Naranjo, respetivamente.