sicnot

Perfil

Mundo

Criança de quase dois anos sobrevive após estar inanimada durante uma hora e 41 minutos

Uma criança de quase dois anos foi reanimada, depois de ter caído num ribeiro perto da sua casa. Segundo o ABC News, Gardell Martin estava a brincar com os irmãos quando o acidente aconteceu perto da propriedade dos pais, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

© Hugh Gentry / Reuters

Gardell Martin foi retirado de um ribeiro gelado depois de ter estado desaparecido por, aproximadamente, 20 minutos, de acordo com a mãe, Rose Martin. Quando um vizinho encontrou Gardell, o rapaz estava inanimado e de cara para cima, na água.

As equipas de emergência começaram logo a fazer a reanimação cardiorrespiratória e continuaram o processo enquanto transportavam Gardell para o Hospital Pediátrico de Geisinger's Janet Weis. Já no hospital, a criança foi levada para os cuidados intensivos.

"Algumas coisas estavam a favor", disse Rose Martin ao ABC News. "A água fria ajudou a preservar os órgãos e o cérebro".

O hospital confirmou que a temperatura do corpo de Gardell estava gelada. Durante as manobra de reanimação, os médicos tentaram aquecer o corpo do rapaz e fazer com o que o coração começasse a trabalhar. Após 101 minutos, houve, finalmente, pulsação.

"Nos meus 23 anos de trabalho, nunca tinha visto uma reanimação depois de uma hora e 41 minutos", afirmou o pediatra Frank Maffei.

  • Apoiar o Governo "é um dever constitucional"
    0:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que apoiar o Governo é um dever constitucional do Presidente da República. Num balanço do primeiro ano em Belém, Marcelo respondeu assim a quem o acusa de andar com o Governo "ao colo".

  • Brexit só avança com aprovação parlamentar
    3:04

    Brexit

    O Supremo Tribunal britânico decidiu que o Governo precisa de ter a aprovação do Parlamento para avançar com o Brexit. A decisão foi validada por uma maioria de oito contra três juízes e justificada esta terça-feira pelo Supremo britânico. Por consequência, a libra esterlina atingiu a cotação mais alta do ano em relação ao dólar.

  • Primeira-ministra da Escócia apela ao voto contra a saída da UE
    2:25

    Brexit

    Depois da decisão do Supremo Tribunal britânico em relação ao Brexit, a primeira-ministra da Escócia veio pedir aos deputados que votem contra a saída da União Europeia. Nicola Sturgeon vai apresentar uma moção no Parlamento escocês para que este se pronuncie sobre o Brexit.

  • "A Miss Helsínquia é a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza"

    Mundo

    Sephora Lindsay Ikabala venceu o concurso Miss Helsínquia 2017 e, desde então, tem vindo a ser insultada e criticada nas redes sociais. A nigeriana de 19 anos vive na cidade desde criança. "A Miss Helsínquia é literalmente a mulher mais feia que já vi num concurso de beleza", é apenas um dos muitos comentários que circula nas redes sociais.

  • As propostas Chanel para a próxima estação
    1:34

    Mundo

    Um dos desfiles mais aguardados do mundo da moda aconteceu esta segunda-feira, em Paris, com as propostas da casa Chanel para a próxima estação primavera/verão. No final do desfile, e pela primeira vez em 30 anos, Karl Lagarfeld não deu nenhuma entrevista à comunicação social.