sicnot

Perfil

Mundo

Criança de quase dois anos sobrevive após estar inanimada durante uma hora e 41 minutos

Uma criança de quase dois anos foi reanimada, depois de ter caído num ribeiro perto da sua casa. Segundo o ABC News, Gardell Martin estava a brincar com os irmãos quando o acidente aconteceu perto da propriedade dos pais, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

© Hugh Gentry / Reuters

Gardell Martin foi retirado de um ribeiro gelado depois de ter estado desaparecido por, aproximadamente, 20 minutos, de acordo com a mãe, Rose Martin. Quando um vizinho encontrou Gardell, o rapaz estava inanimado e de cara para cima, na água.

As equipas de emergência começaram logo a fazer a reanimação cardiorrespiratória e continuaram o processo enquanto transportavam Gardell para o Hospital Pediátrico de Geisinger's Janet Weis. Já no hospital, a criança foi levada para os cuidados intensivos.

"Algumas coisas estavam a favor", disse Rose Martin ao ABC News. "A água fria ajudou a preservar os órgãos e o cérebro".

O hospital confirmou que a temperatura do corpo de Gardell estava gelada. Durante as manobra de reanimação, os médicos tentaram aquecer o corpo do rapaz e fazer com o que o coração começasse a trabalhar. Após 101 minutos, houve, finalmente, pulsação.

"Nos meus 23 anos de trabalho, nunca tinha visto uma reanimação depois de uma hora e 41 minutos", afirmou o pediatra Frank Maffei.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.