sicnot

Perfil

Mundo

Explosão em prisão de alta segurança de Maputo sem feridos nem evasões

Um engenho explodiu hoje à tarde junto do muro da prisão de alta segurança de Maputo (vulgo BO), sem registo de feridos nem de reclusos evadidos, informou o Serviço Nacional Penitenciário de Moçambique.

A explosão ocorreu por volta das 15:10 (menos duas em Portugal), junto da guarita cinco, na parte exterior do muro da BO, segundo um comunicado enviado à Lusa pela entidade dependente do Ministério da Justiça.

"Na sequência da explosão, houve o rompimento do muro da vedação, criando um buraco de cerca de um metro de diâmetro, mas sem registo de feridos nem evadidos", descreveram as autoridades penitenciárias, que suspeitam de uma ação "com a finalidade de propiciar condições para a evasão de reclusos".

Foram já iniciados trabalhos de reconstrução da área atingida, em colaboração com a Brigada Especial das Forças da Defesa e Segurança, enquanto decorrem as investigações "com vista a determinar o tipo de engenho, o período da sua implantação, entre outras informações relevantes".

Lusa
  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    Em atualização

    SIC

  • Portugal perde 22 mil empregos por ano por causa da pirataria
    1:52

    País

    Todos os anos, Portugal perde cerca de mil milhões de euros e mais de 22 mil empregos por causa à pirataria. Hoje assinala-se o dia mundial da propriedade intelectual. Uma área que diz respeito a todas as formas de arte e, entre outras, ao jornalismo.